Resenha mar adentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA TÉCNICA

Título original: Mar Adentro
Gênero: Drama
Duração: 125 min.
País de Origem: Espanha/França/Itália
Idioma: Castelhano | Galego | Catalão
Ano de lançamento: 2004
Site oficial: www.theseainside.com
Distribuidora: 20th Century Fox / Fine Line Features
Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar e Mateo Gil
Produção: Alejandro Amenábar e Fernando BovairaMúsica: Alejandro Amenábar
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Direção de arte: Benjamín Fernández
Figurino: Sonia Grande
Edição: Alejandro Amenábar

ELENCO

Javier Bardem (Ramón Sampedro)
Belén Rueda (Julia)
Lola Dueñas (Rosa)
Mabel Rivera (Manuela)
Celso Bugallo (José)
Clara Segura (Gené)
Joan Dalmau (Joaquín)
Alberto Jiménez (Germán)
Tamar Novas (Javi)
Francesc Garrido (Marc)
JoséMaria Pou (Padre Francisco)
Alberto Amarilla (Hermano Andrés)
Nicolás Fernández Luna (Christian)
Andrea Occhipinti (Santiago)
Xosé Manuel Oliveira (Juez)








MAR ADENTRO

Alejandro Amenábar é um cineasta espanhol nascido no Chile. Junto com Javier Bardem, filma Mar Adentro (2004) premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme retrata a história verídica vivida por umespanhol, Ramon Sampedro, representado no filme pelo ator Javier Bardem.
Ramon era um viajante marinheiro, adorador do mar, porém ao realizar um mergulho quebra a coluna e fica tetraplégico. Sua vida a partir desse dia passa a ser humilhante, ficando aos cuidados de seus familiares.
Passa a morar na casa de seu irmão, e é cuidado por sua cunhada, sobrinho e pelo seu pai, ter a sua volta familiarese amigos que o amam não é o bastante, pois ter isto sem a liberdade plena, não basta. Durante quase duas décadas Ramon, luta contra o que acreditava ser o seu direito, ter uma morte digna. Nessa parte entra em questão a eutanásia, que é quando uma pessoa muito doente, normalmente de doença incurável ou no caso em questão tetraplégico, resolve acabar com a própria vida, só que em um contextototalmente diferente, no qual, a morte vai vir de uma forma ou outra. A principal causa, que leva alguém a fazer eutanásia, é tentar evitar o sofrimento de uma doença terminal por exemplo. A eutanásia costuma ser feita por um médico, normalmente com consentimento do paciente, ou dependendo dos casos da família. Resumindo, eutanásia, é apressar a morte e isso é o que Ramon quer, ele está farto de viverem uma cama sem poder andar e se divertir, ele vive em uma prisão dentro do seu próprio corpo por não poder anda.
Mar Adentro, conta-nos muito mais do que a simples história de um homem paralitico, demonstra o desespero deste homem que sente que já viveu tempo demais e não quer ser um peso durante o resto da sua vida para a sua família, já os familiares não compreendem a vontade de Ramon porqueo amam e não o querem perder, acham que é loucura a pessoa acabar com o bem mais divino, a vida. Lúcido e extremamente inteligente, Ramon tenta conseguir na justiça o direito de morrer. Como aliada, Ramon, tem a advogada Júlia e também uma mulher que se aproxima após vê-lo na TV, Rosa. Enquanto Julia tenta conseguir o direito de morrer para Ramon, Rosa tenta dar uma esperança a mais para que elesinta vontade de viver. Rosa acaba apaixonando-se ele, mas Ramon encontra em Julia o último sentimento de amor, juntos partilham um cigarro, trocam um beijo, afeto, impossibilidades, desejos, frustrações e a morte como finalidade, pois ela sofre de uma doença degenerativa que aos poucos causa demência e invalidez.
Durante todo o tempo que passou deitado na cama, Ramon escreveu poemas de sua dor,que depois é publicado em forma de livro (Cartas do Inferno), o filme mostra durante todo o tempo ser muito poético, por levar de forma serena todos os sentimentos de uma pessoa indignada por seu estado de saúde. Para uma pessoa sem quaisquer limitações físicas, ao estar farta da existência, não há empecilho real algum que a impeça de tirar sua própria vida. No caso de Ramon, o único meio...
tracking img