Resenha critica mar adentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAR adentro. Direção de Alejandro Amenábar. Espanha: 20th Century Fox / Fine Line Features Tw Vídeo distribuidora, 2004. 1 DVD (125 min.): color. Legendado. Port.


Alejandro Amenábar (Santiago, 31 de Março de 1972) é um cineasta espanhol nascido no Chile. Filho de mãe espanhola e pai chileno, sua família se mudou para a Espanha quando ele tinha 1 ano de idade, e ele cresceu e estudou emMadrid. Fez estudos de Imagem, estreando-se na realização de seu primeiro curta-metragem “La Cabeza” (1991), premiado na Associação Independente de Cineastas Amadores. Amenábar progrediu e alcançou seu primeiro sucesso comercial em 1996 com “Tese”, um filme que sem dúvida, mostrou que um diretor novo e importante havia chegado ao local. Mais tarde, os filmes “Abre Los Ojos” e "Los Otros" (Os outros)confirmaram sua chegada no mundo cinematográfico. Depois de “Os Outros” (2001), protagonizado por Nicole Kidman, Amenábar produz “Mar Adentro” (2004), filme galardoado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ele difere da maioria dos outros diretores espanhóis na medida em que ele não trata de temas comuns, como manias nacionais ou história recente, mas se aventura a sair para outras esferas enão tem receios ao embarcar para o drama fantasmagórico, psicológico ou mesmo quase surrealista.
Mais uma vez a morte é trazida como tema pelo diretor (e roteirista, junto com Mateo Gil) Alejandro Amenábar no filme “Mar Adentro”. Porém, dessa vez ele vem mais audacioso, propondo-se a ampliar a reflexão sobre questões éticas ligadas à eutanásia. Além disso, criou a oportunidade no contexto acadêmicocientífico, de promover muitas discussões éticas acerca do assunto abordado: do direito de morrer com dignidade, das questões jurídicas, religiosas e sociais envolvidas. “Mar Adentro” é um filme polêmico!!! Por se tratar da questão estabelecida na dicotomia vida e morte, nele são levantados argumentos que versam sobre até que ponto o indivíduo tem direito e liberdade de fazer o que quiser com aprópria vida.
Baseado na história real de Ramón Sampedro (representado no filme pelo ator Javier Bardem), o filme retrata a luta de um homem, nascido em uma pequena vila de pescadores na Galícia, e que, aos 25 anos, sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. Após o acidente Ramón viveu praticamente 29 anos “lutando” na justiça pelo direito de decidir sobre a sua vida. Lúcido e inteligente,suscitou questões morais, com a igreja e a sociedade.
Ramón conhecia o mar como ninguém, viajou por todo o mundo como marinheiro, mas um dia, num mergulho igual a tantos outros, bateu com a cabeça num fundo da areia; devido ao choque da cabeça contra a areia, comprometeu irreversivelmente sua coluna vertebral e ficou tetraplégico. Passou então a viver nesta situação de paralisia durante vinte eoito anos. Morava na casa de seu irmão e era cuidado por sua cunhada, sobrinho e seu pai. Inconformado com essa situação, porém sempre alegre e carismático, Ramón lutava contra o que acreditava ser o seu direito, ter uma morte digna. Nessa parte entra em questão a eutanásia.
Ramon teve como aliada uma advogada chamada Julia que tenta conseguir o direito de morrer para Ramón. Este encontra emJulia o último sentimento de amor, juntos partilham um cigarro, trocam um beijo, afeto, impossibilidades, desejos, frustrações e a morte como finalidade, pois Júlia é portadora de doença degenerativa hereditária, caracterizada por acidentes vasculares frequentes que conduzem à invalidez e demência. Ao mesmo tempo, Júlia é o canal entre o espectador e o lado poético do filme. Ela o ajudou a escrever umlivro, publicado com o título “Cartas del inferno”, difícil encontrar realismo mais cruel para descrever sua própria interpretação de condição de vida. Esse livro deu origem ao filme.
Há também outra mulher que se aproxima dele após vê-lo na TV em uma entrevista em que ele expressa o desejo de morrer. O nome dela é Rosa e no filme ela tenta dar uma esperança a mais para que ele sinta...
tracking img