Mar adentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica Do Filme Mar Adentro
O filme “Mar Adentro” retrata a história de Ramón Sampedro, que antes um homem entusiasmado pela vida que viajava por todo o mundo trabalhando em diversos barcoscomo mecânico, ao saltar de uma pedra em direção ao mar que estava com maré baixa, bate diretamente com a cabeça na areia, o que lhe provoca uma lesão no pescoço, tornando-o tetraplégico.
       Desde o princípio da deficiência Ramón não a aceita desejando sempre   a morte e com o passar dos anos esse desejo se intensifica cada vez mais, muito dependente de sua família principalmente de suacunhada para poder realizar até o mais simples dos atos como por exemplo coçar o nariz, o personagem vê sua vida como algo humilhante, sem nenhuma dignidade, uma prisão da qual não consegue escapar.
       Aparece então Júlia, uma advogada que se identifica com Ramón logo de cara e promete-lhe defender seu caso perante a justiça para que a eutanásia seja autorizada. Ela começa então a estudar seucaso e pede que ele lhe conte detalhes de sua vida antes do acidente ocorrer, a partir deste momento flashes de momentos do passado passam a aparecer no filme intensificando ainda mais a imagem dedesespero do personagem, que antes muito vívido e feliz, se torna apenas um eco do que fora antes, vive apenas porque não consegue nem mesmo se suicidar. Ao mesmo tempo surge Rosa, uma mulher divorciada emãe de dois filhos que a principio tenta convencer Ramón de desistir do ideal de morte, mas após uma desavença inicial, passa a ser uma grande amiga do mesmo ajudando-o muito em suas necessidadesdiárias.
        Quando Júlia se torna paraplégica devido a doença degenerativa que possui, passa a ter ainda mais vontade de ajudar Ramón, e chega até a prometer ajuda-lo a morrer e depois suicidar-se,o que não ocorre de fato. O caso sofre grande oposição por parte da Igreja, que condena a prática da eutanásia e inclusive envia uma padre também tetraplégico para tentar convencer Ramón que ele...
tracking img