Resenha livro desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Desmundo é um drama, baseado no romance de Ana Miranda que tem o mesmo nome. Busca, a partir de uma reconstituição histórica, manter-se fiel aos figurinos, cenário e diálogos em portuguêsarcaico, mostrar verdades sobre o século XVI e o modo de vida dos nossos primeiros colonizadores.
No século 16, por solicitação do Padre Manoel da Nóbrega, o rei de Portugal enviava órfãs brancas paracasarem com os colonizadores, brancos e cristãos, no intuito de minimizar o nascimento dos filhos com as índias, dimir a miscigenação e mantendo a supremacia da raça e perpetuar o modelo patriarcal emuso no Brasil. Nessa época, exploradores portugueses tinham a missão de explorar a recente descoberta, dominar o povo gentio e estabelecer produção.
Algumas das órfãs viviam em conventos e muitasdelas desejavam ser religiosas. O filme é sobre uma delas, chamada Oribela, que é obrigada a casar com o nobre e grosseiro Francisco de Albuquerque, e a viver em seu engenho de açúcar. Com ele mantem umarelação extremamente perturbarda, a qual se torna ainda pior pela presença de um outro homem, um cristão-novo português chamado Ximeno Dias, negociante que também aprisionava índios. Vale lembrarque, nessa época, a América colonial portuguesa recebeu uma grande quantidade de cristãos-novos e também ressaltar a total situação de submissão da submissa ao homem, onde serviam exclusivamente era comoobjeto sexual e pra procriação. Quando Francisco percebe o interesse mútuo entre Ximeno e Oribela, esquece o pedido dela para ter paciência até que consumassem o casamento, castiga-a cruelmente,violentando-a fisicamente e sexualmente, consumando a relação com um estupro, só que, na época, isso era permitido na época, pois a mulher era considerada propriedade, primeiro do pai e depois do marido.Depois desse acontecimento ocorre a primeira tentativa de fuga de Oribela, que foge pelo mato, procurando uma forma de retornar a Portugal. Ela chega até o mar, mas encontra também homens que...
tracking img