Resenha desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme Desmundo
Desmundo é um drama do cinema brasileiro, dirigo por Alan Fresnot e que retrata o cotidiano brasileiro na época de 1570, onde os portugueses enviavam órfãs para quecasassem com os colonizadores, que as compravam. O filme é uma adaptação do livro, que foi escrito por Ana Miranda, Sabina Anzuatgui , Anna Muylaert e pelo próprio diretor, por isso é notável por trás dascenas uma visão feminina da história.
O objetivo dos envios de órfãs e cristãs era reduzir o número de filhos que vinham de misturas entre os portugueses e as índias. Oribela é uma dessas órfãscristãs que fora enviada para o Brasil para que casasse com um dos colonizadores. Ela casou-se obrigada com Francisco Dias, um homem muito mais velho do que ela, rude e grosseiro, que durante a história,agrediu-a severamente e a violentou durante sua primeira relação sexual. Ele a levou para morar junto com sua mãe, que aceitava todos os tratamentos vindos do filho e que tinha uma filha comdeficiência mental, a qual a senhora escondia.
Oribela tentou fugir 2 vezes, porém não teve sucesso. Na primeira tentativa de fuga, por pouco não foi violentada sexualmente por 3 homens, seu marido aencontrou e acorrentou-a dentro de casa como castigo, o que mostra a impotência da mulher perante o homem em diversas situações. Na segunda tentativa, ela vai a casa de um Judeu, o homem que lhe deu abrigo eacaba tendo uma paixão pela moça, porém é morto por Francisco.
O filme na verdade, retrata uma época em que os índios eram escravizados e comercializados pelos portugueses, mostra a relação daigreja católica com todo esse comércio de pessoas, não só os índios, mas também as órfãs vindas de Portugal. Desmundo mostra principalmente, como as mulheres eram tratadas na época, sem voz, sem podermoral, igualmente comparadas como escravas, já que não tinham direito algum, eram comercializadas e agredidas de todas as formas possíveis.
Apesar da linguagem do filme ser antiga e de um complicado...
tracking img