Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME: DESMUNDO

Um romance brasileiro escrito por Ana Miranda, a história se passa no ano de 1570. Onde um grupo de mulheres é enviado pela rainha de Portugal ao Brasil na tentativa deminimizar o número de filhos dos portugueses com as índias e acalentar os instintos das corajosas almas desbravadoras de nossos "heróis" colonizadores. A idéia de Brasil que o filme transmite é de umperíodo conflituoso. Aliás, o melhor do filme são as imagens excepcionais dos índios sendo explorado, o tratamento escravocrata dado às mulheres, os mecanismos de escambo, o clima sombrio dasprimeiras vilas e o comportamento "carinhoso" de nossos catequizadores.
Ele procura mostrar o que provavelmente acontecia na época do Brasil Colonial. Percebemos também uma preocupação em restituir, ou pelomenos se aproximar, aquela que teria sido a experiência de língua falada pelos habitantes daquela época, o português arcaico. Para se ter uma idéia, só é possível entender alguma coisa com o uso delegendas. Nota-se com isso uma grande necessidade de nos mostrar que aquilo de fato aconteceu.
Personagem principal é Oribela, uma jovem religiosa que é obrigada a casar-se com Francisco de Albuquerquee passa a morar em um engenho de açúcar escondido no meio da selva. Oribela começa a ganhar asas quando conhece o mercador português Ximeno Dias. Sonhando voltar para Portugal ela foge com ele. Éperseguida e encontrada por seu marido Francisco. Os dois cruzam as armas e... Bang ,bang. Ao representar historicamente o Brasil Colonial, Desmundo tenta associar suas imagens à verdadeira história dosprimeiros anos de Brasil. E buscando essa autenticidade, o filme presta diversas contribuições para o meio pedagógico. Ele transforma velhos livros empoeirados em imagens excitantes, permitindoanálises e comparações.
Antes, porém, é necessário analisar atentamente, observando detalhes, debater idéias e criticar visões. Desmundo é isso, a desconstrução do mundo de Oribela, um mundo com a fome...
tracking img