Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno(a):Ana Laura Menezes Ribeiro RGM: 053.4287
Professora: Elizabete Velter Borges
Aula 01 e 02 : Pedagogia para transformação: a relação entre educação e sociedade

ATIVIDADE DA AULA 01:

1. Na aula 01 estudamos sobre os precursores da educação e suas respectivaspropostas dos métodos de ensino. Desta forma, nesta atividade (portfólio da aula 01) escolha um dos precursores da qual você mais se identificou e elabore um texto de 1 lauda (folha) argumentando sobre a vida, obra, método de ensino e por que escolheu o referido precursor. Lembre-se saber argumentar é uma arte que todo docente deverá exercitar. Valor 1,25 (um e vinte cinco)


Maria Montessoriera uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Aos 25 anos começou a dedicar-se as crianças anormais, mudou os rumos da educação tradicional, que dava maior privilégio à formação intelectual, emprestou um sentido vivo e ativo à educação, ela se preocupava com a questão social da criança, que vivia no ambiente sem espaço para exercer sua atividade própria, alerta para a necessidadede serem preparados dois mundos: o mundo adulto e o da criança.
Abriu sua primeira casa dei bambini (casa das crianças), em um bairro pobre de Roma, onde aplicou, na educação de meninos normais, a metodologia bem sucedida no trabalho com deficientes mentais.
Foi nomeada inspetora do governo nas escolas italianas, mais deixou o país por discordar do regime fascista e fixou residêncianos países baixos, onde ficou ate a sua morte.
Em suas obras a sua preocupação era em conhecer a criança, senti-la nos vários aspectos de sua personalidade, atender as diferenças individuais de modo que o educando se liberte interiormente e livremente para que se adapte a vida social.
A descoberta da criança (1909), O método Montessori (1912), O desenvolvimento do MétodoMontessori (1917).
Os métodos de ensino de Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função educação favorecer esse desenvolvimento.
Ela acreditava que nem a educação, nem a vida deveriam se limitar ás conquistas materiais.
Quanto a minha escolha referente aoprecursor a que me chamou a atenção foi Montessori, pois fiquei admirada com a sua preocupação em valorizar o que cada criança há de individual em si.
Temos como exemplo a sua busca em desenvolver os materiais didáticos que atraíssem atenção dos alunos, e com o material que trabalhava, facilitava a recepção do conhecimento, enriquecendo o processo educativo de cada criança, se preocupava com aquestão social, com o ambiente no qual o aluno vivia, buscando assim exercer atividades para o melhor desenvolvimento de cada criança.


ATIVIDADE DA AULA 02:

2. Organize um texto de cunho próprio entre 30 a 40 linhas (no máximo), sobre as tendências pedagógicas: tradicional, tecnicista, crítica e construtivista; descrevendo seus períodos, significação e teóricos. Valor 1,25 (um e vintecinco)


• Todo texto necessita de título, começo, meio e fim, preocupando-se com o rigor científico e ético mediante as pesquisas realizadas, inserindo sempre as referências das fontes pesquisadas no final da atividade.










A pedagogia tradicional é uma educação que esta ligada com o professor que cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar amatéria e corrigi-la. O principio dela e transmitir os conhecimentos através da aula do professor. O professor fala, o aluno ouve e aprende. Muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva. A função da escola, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral de cada aluno, e o que levará, ao inserir-se...
tracking img