Postura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

PALHARES et al (2001), acreditam que quando o adolescente tem assimetria em relação ao eixo do corpo, é considerado então um desvio postural. Já para ALEXANDRE e MORAES (2001) os desvios posturais podem ser congênitos ou adquiridos ao longo da vida, sendo que sua importância depende da anomalia postural.
Segundo PENHA et al (2005) a postura é definida como umconjunto de peças do corpo e uma boa postura é classificada quando há um equilíbrio com as estruturas de suporte do corpo, uma má postura é um relacionamento entre diversas partes do corpo que produz uma grande tensão nas estruturas de suporte. Há fatores intrísecos e extrínsecos que podem influenciar a postura, por exemplo: hereditariedade, ambiente, condições físicas, nível sócio-econômico, fatoresemocionais e alterações piscicológicas.
PIRES et al (1990) citados por PENHA et al (2005) relatam que as posturas impróprias adotadas pelas crianças no repouso ou na escola (onde passam muito tempo sentados) causam um desequilíbrio na musculatura do corpo, tendo por resultados alterações posturais. Com esse relato percebemos como se faz oportuna a atenção dos pais com a postura dos filhos ea avaliação dos professores de educação física na escola com seus alunos, com isso podem evitar deformidades e desvios permanentes.
Existem diversos tipos de desvios posturais encontrado nos seres humanos, PIRES et al (1990) explicam de forma sucinta, os principais tipos de desvios mais encontrados nos indíviduos começando pela coluna vertebral onde são encontrados: Cifose que se dá aoaumento da curvatura dorsal, podendo ser denominada de dois modos: flexível que é quando sua correção acontece por um esforço voluntário e pode ser denominada, irredutível quando ocorre no adulto sedentário, sendo que esse tipo de cifose não pode ser corrigida pelo esforço muscular e nem pela mobilização natural. Hiperlordose lombar caracterizada pela acentuação da curvatura lombar. Atitudeescoliótica está diretamente relacionada com os hábitos posturais defeituosos, ocorre sem modificação estrutural dos elementos ósseos.
VENANCIO et al (1990) consideraram sobre a escoliose o encurvamento lateral da coluna vertebral, existindo dois tipos de escoliose: a estrutural possuindo fatores desconhecidos do seu desenvolvimento, é progressiva em crianças ainda em crescimento, já a funcionalé reversível, é desevnvolvida através da má postura, uso de mala pesada.
De acordo com PEDRAS et al (1975) citados por FERRIANI et al (2000), a escoliose é mais comum no sexo feminino e seu aparecimento é mais freqüente em torno dos 9 aos 13 anos de idade, essa evolução do desvio ocorre normalmente sem dor, podendo comprometer a postura desse indivíduo levanto à deformidades que devem serevitadas pela detecção e pelo tratamento precoce. JÚNIOR et al (1994) também relata que a dor nas costas em um paciente em crescimento é rara, no caso de dor nas costas nessa idade deve ser considerado como algo significativo.
PIRES el al (1990) constataram que existem muitas aletrações que podem ser considerados como desvios posturais em várias partes do corpo como: nos pés, joelhos,quadril, abdomên, tórax, braços, ombros, escápulas, cabeça além da coluna vertebral já descritos acima.
Nessa pesquisa foram selecionados apenas alguns tipos de alterações posturais para serem avaliados nas crianças e adolescentes de um colégio particular de São Paulo sendo eles: alterações que encontramos no joelho como: joelho valgo, joelho varo, joelho hiperestendido. Aletraçõesencontradas nos ombros como: a elevação lateral para direita, elevação lateral para a esquerda e protusão de ombros. E alterações encontradas na coluna vertebral como: indício de hiperlordose cervical, hiperlordose lombar e escoliose. Como essa pesquisa se trata de uma avaliação postural sem um médico ortopédico, não pode ser afirmado ter esse desvio postural e sim que há indícios para que esse...
tracking img