Resenha - linguagem e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu livro “Linguagem e Ideologia”, José Luiz Fiorin (professor livre-docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo) procura além de apresentar aspectosinternos da linguagem, mostrar a conexão existente entre os fatores lingüísticos e a formação ideológica.
Inicialmente tomamos contato com a análise das relações internas entre os elementoslingüísticos. Fiorini nos dá uma breve explicação do que é linguagem mostrando que ela apesar de ser o veículo das ideologias, medição entre os homens e a natureza, os homens e outros homens, ela não éconsiderada uma instituição social igual às outras, isso porque as estruturas lingüísticas tem um baixíssimo teor de mobilidade histórica e um fenômeno extremamente complexo. Além disso, vimos que a linguagemé dividida em sistema virtual - comum a todos os falantes de uma comunidade lingüística-, discurso - combinações de elementos lingüísticos, com o propósito de exprimir pensamentos – e fala –exteriorização do discurso -. Que ficaram mais claras após definições elaboradas por Marx e Engels e exemplos dados por Saussure.
Nos primeiros capítulos o autor enfatiza o fato de a linguagem modificar devidoa causas internas do próprio sistema, como fatores fonológicos e analógicos. Tais fatores ficam claros quando analisamos exemplos como o desaparecimento da oposição consonantal entre consoantessimples e consoantes germinadas ou a conversão de formas “irregulares” em formas “regulares”.
O próximo assunto que tomamos contato é justamente um dos mais trabalhados ao longo do livro: o discurso. Noprimeiro momento o autor mostra que o discurso é basicamente formado de combinações entre elementos lingüísticos a fim de exprimir pensamentos, ideologias e é estruturado em Sintaxe Discursiva eSemântica Discursiva.
O primeiro é dado como uma manipulação consciente com o intuito de convencer o interlocutor através de argumentos objetivos utilizando-se de mecanismos como o discurso indireto,...
tracking img