Resenha idalberto chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: Cartas a um Jovem Administrador (Idalberto Chiavenato)
Capítulo 1. ADMINISTRAR É ANTES DE TUDO UMA ARTE
Em Cartas a um Jovem Administrador, no capítulo 1. -Administrar é antes de tudo umaarte, o autor demonstra a importância da valorização das pessoas que fazem parte da organização em que se administra. Fazendo comparações e dando exemplos, o autor Idalberto Chiavenato ilustraclaramente o real objetivo do profissional.
Comparando o exercício de um médico, que deve diagnosticar os sintomas de um paciente antes de aplicar um tratamento indicado, mostra que o administrador deveanalisar todos os fatos, para então ter um diagnóstico e uma ação apropriada. Saber bem sobre o assunto para então não se deixar levar por caminhos errôneos, aprender e apreender a causa da situação emquestão.
Estar sempre preparado para qualquer situação, saber ver e ouvir a tudo o que acontece ao redor da empresa, é essencial para ter rápidas e corretas atitudes antes mesmo que elas aconteçam.Cada situação será única e cada ação deverá ser apropriada e específica, levando em conta também a organização em questão.
Observar o ponto de vista de cada pessoa sobre algum assunto e ser objetivo eimparcial. O ser humano é sujeito a vários fatores, entre eles pressuposições e estereótipos, que podem alterar a maneira correta de perceber o que realmente está acontecendo. Ver o que ninguém vê, eaproveitar oportunidades que normalmente são únicas. Antes de visualizar apenas problemas, transformá-los em resultados concretos, ser sagaz.
Entretanto, nem tudo o que acontece é fácil de perceber.Comparando também com a era em que o homem ainda vivia em cavernas E lutava por sobrevivência em igualdade com outros animais, Idalberto demonstra que ainda temos os mesmos aparelhos sensoriais. Nadaem nosso corpo foi acrescentado em relação a essa sagacidade de perceber as coisas que estão ao nosso redor.
De fato, aí é que está o diferencial entre os profissionais. Captar coisas que ninguém...
tracking img