Resenha Cr Tica Idalberto Chiavenato

892 palavras 4 páginas
RESENHA CRÍTICA

TEMA: Chiavenato, Introdução à teoria Geral da Administração. 7. ed. Campus, Elsevier, 2004.221 p.

1- CREDENCIAIS DOS AUTORES

Nascido em 1936 em Viradouro, interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no Brasil, países da América Latina, Portugal, Espanha e países africanos de língua portuguesa. Atualmente, o professor Chiavenato atua como conselheiro no Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP) é presidente do Instituto Chiavenato de Educação. Autor de mais de 30 livros na língua portuguesa. Principais obras disponíveis: Administração para Administradores e Não-Administradores - Ed. Saraiva (2008) 272 páginas, Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª edição - Ed. Campus (2004) 634 páginas, Administração nos Novos Tempos 2ª edição - Ed. Campus (2004) 648 páginas, Carreira - Você É Aquilo Que Faz - Ed. Saraiva (2006) 153 páginas.

2 - RESUMO DA OBRA

Liderança é a arte de coordenar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma possível com os objetivos destinados ao grupo ou da organização. O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas para conseguir ser um líder.

Segundo o autor a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas, na primeira teoria definiu o cargo de chefia superior aos níveis inferiores (Autoridade formal), influenciavam as pessoas graças a seu poder. Já na experiência de Hawthorne mostra a autoridade informal que se impõe com naturalidade e conquista o respeito e a admiração dos funcionários, tornando o grupo completo e integrado. Traços da personalidade, teoria já alterada, o líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam

Relacionados

  • O relatório
    44554 palavras | 179 páginas