Resenha do livro idalberto chiavenato unidades ieii.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I – Unidade: Administração e suas Perspectivas.
Resumo dos tópicos abordando os seguintes temas
* Administração: Administração vem latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpo dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administraçãode empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimentos humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas as instituições com fins lucrativos ou não.
Administrar é dirigir, decidir e solucionar problemas, por meio das pessoas e com os recursos disponíveis.Conceito de administração: Administração é processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. (IDALBERTO CHIAVENATO)
* Antecedentes Históricos da Administração: A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.
Nos tempos atuais, vivemos emuma sociedade pluralista de organizações que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.
Influência dos Filósofos
* Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
* Platão filósofo grego,discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração pública:
Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania):
* Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia):
Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia):
* Francis Bacon filósofo e fundador da lógica moderna baseada no método experimental eindutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.
* René Descartes (1596 - 1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do míto do filosófico denominado método cartesiano (que teve profunda influencia na Administração no século XX) cujos principais são:
* Princípio da Duvida Sistemática ou daEvidencia : não aceita nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro , evitando-se a precipitação .
* Princípio da Análise ou de Decomposição : de vida cada problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução , e resolvê-las cada uma separadamente .
* Princípio da Síntese ou da Composição: conduzir de maneira ordenada o pensamento e o raciocínio , começando pelos assuntos mais fáceis até os difíceis .
* Princípio da Enumeração ou da Verificação : revisar para não omitir nada .
Influência da Organização da Igreja Católica
Ao longo do tempo , Igreja Católica estruturou sua organização em uma hierarquia (simples e eficiente) de autoridades estado – maior (assessoro) ecoordenação funcional para assegurar integração . Sua organização mundial pode operar o comando de uma só cabeça executiva : o Papa . Esse tipo de organização serviu de modelo para as organizações ávidas de experiências bem sucedidas .
Influência da Organização Militar
Há 2.500 anos , Sun Tzu , general e filósofo chinês da preparação dos planos da guerra , da espada das manobras , das táticas , doexército em marcha , do terreno , dos pontos fortes e fracos do inimigo e da organização do exército .
A organização linear originou-se dos exércitos da época , medieval . O princípio da unidade de comando (cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo da organização militar.
A escala hierárquica – os vários níveis hierárquicos de comando com autoridade e responsabilidade , delegando...
tracking img