Resenha do livro idalberto chiavenato unidades ieii.

2603 palavras 11 páginas
I – Unidade: Administração e suas Perspectivas.
Resumo dos tópicos abordando os seguintes temas * Administração: Administração vem latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpo dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimentos humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas as instituições com fins lucrativos ou não.
Administrar é dirigir, decidir e solucionar problemas, por meio das pessoas e com os recursos disponíveis.
Conceito de administração: Administração é processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. (IDALBERTO CHIAVENATO) * Antecedentes Históricos da Administração: A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.
Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.
Influência dos Filósofos * Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. * Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração pública:
Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania): * Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia):
Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia): * Francis Bacon filósofo e fundador da lógica moderna baseada no método experimental e

Relacionados

  • documentos
    343 palavras | 2 páginas
  • Chiavenato
    640 palavras | 3 páginas