Resenha homem belo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: TEORIAS DE MARKETING
Prof.: José Edson
Aluna: Denise Ribeiro Soares
Artigo: Como ser Homem e Ser Belo? Um Estudo Exploratório sobre Práticas Masculinas de Consumo de Beleza
Autoria: Olivia de Almeida Fontes, Fernanda Chagas Borelli, Leticia Moreira Casotti

R E S E N H A

O artigo relata um estudo exploratório sobre os hábitos masculino de consumo de produtos e serviços debeleza, e busca compreender este consumidor refletindo sobre padrões estéticos e práticos relacionados à beleza masculina. O estudo realizado na cidade do Rio de Janeiro com 10 jovens entre 20 e 35 anos de idade, de classe média alta. São poucos os estudos brasileiros encontrados que tratam do consumo masculino de produtos e serviços de beleza
Homens parecem ainda desconfortáveis com associações deelementos femininos à imagem masculina, o que faz com que rejeitem marcas ou produtos. (Elliot e Elliot, 2005).
Mulheres parecem ter menos receio em adotar comportamento tradicionalmente associados ao sexo oposto, enquanto homens são avessos a cruzar as fronteiras de gênero, e por isso impõe a si mesmos, e também à mulher, rígidos padrões de comportamento. (Trevisan, 1998).
Segundo o estudo oshomens entrevistados parecem ver a beleza como facilitadora das relações sociais e amorosas; mas o sucesso profissional e a inteligência são mais importantes do que o corpo como capital (Goldenberg, 2000) e eles declaram que a sociedade impôs isso ao homem, ele não precisa ser bonito, pois, ele é homem!

Contribuição da Literatura
Relação entre Gênero & Consumo
O indivíduo procura adotarhábitos de consumo que tradicionalmente estão associados ao seu papel social ou ao seu papel de gênero (Solomon, 1983).
Segundo (Ramos, 2000), estaríamos vivendo na atualidade uma flexibilidade, pluralidade, heterogeneidade e incertezas quanto a masculinidade tradicional.
Goldenberg (2000) aponta para uma relativização dos estereótipos de gênero masculino, como homem provedor, forte, chefe defamília e feminino como mãe, esposa, dona - de- casa.
Tais mudanças têm permitido outras características da personalidade como: homem sensível, vaidoso e delicado e mulher: forte, trabalhadora e corajosa.
Grohmann (2009) identifica que quando uma marca é consistente com o papel de gênero do consumidor as avaliações dos consumidores a respeito da mesma são mais favoráveis.

Relação entre Consumo& Beleza
Segundo (Louie,1992) o sucesso ou fracasso de um homem pode ser medido pela beleza ou não da mulher que está ao seu lado. A beleza pode ser comprada, não é mais um dom divino ou uma obra da natureza, mas algo a ser conquistado com muita dedicação (Goldenberg, 2002).
Modelos de beleza funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeitouma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem (Richins, 1991).
Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza que prega a juventude e a magreza. O corpo belo é um ativo importante na distinção, garantindo uma posição de superioridade na vidaamorosa, sexual e até profissional (Goldenberg, 2002; 2007).
O consumo de produtos de beleza está associado ao desejo de promover um aumento da atratividade física e a obtenção dos benefícios sociais correspondentes.
As práticas de beleza podem remediar, camuflar ou esconder características indesejáveis; ou realçar e adornar características que o indivíduo avalia positivamente. (Bloch eRichins, 1992).
O vestuário também é influenciado pela adequação a comportamentos sociais esperados. A roupa participa na formação da imagem do homem, portanto o seu uso é manipulado de forma a aproximá-lo do padrão de beleza masculino vigente.
A prática de exercícios físicos também contribui para a construção social do corpo e definição das distinções de gênero. Enquanto as partes superiores do...
tracking img