Sabedoriaxperspicacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SABEDORIA - O sentido bíblico de sabedoria dá ênfase ao bom critério, baseado em conhecimento e entendimento; a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito parasolucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, atingir certos objetivos ou aconselhar outros neste sentido. Ela é o oposto da tolice, da estupidez e da estultícia, com quefreqüentemente é contrastada. — De 32:6; Pr 11:29; Ec 6:8.

PERSPICACIA - perspicácia, essencialmente, é a capacidade de fazer um exame sagaz duma situação. Agir com perspicácia é agircom prudência, bom critério.
Jeová Deus confere aos seus servos perspicácia por dar-lhes conselhos e recomendações, a fim de que possam dirigir os seus passos e controlar suas ações.(Sal 32:8; compare isso com Da 9:22.) Fornece essa orientação sábia por meio da sua Palavra. No entanto, para se obter perspicácia é preciso mais do que apenas ler a Bíblia.
Aperspicácia pode ser demonstrada de diversas maneiras, resultando em bênçãos tanto para aquele que a tem como para outros. O salmista declara feliz aquele que “tiver consideração[perspicácia] para com o de condição humilde”. (Sal 41:1) A esposa “discreta” (que mostra ter perspicácia) é descrita como bênção da parte de Jeová. (Pr 19:14) A perspicácia, perceber mais doque o óbvio, habilita a pessoa a guardar a língua (Pr 10:19; 16:23) e a saber quando ficar calada. (Am 5:13) Ajuda também a evitar a ira e a passar por alto a transgressão. (Pr19:11) Quem tem perspicácia aceita correção. (Sal 2:10) Segundo Provérbios 21:11, quando o sábio se torna perspicaz — isto é, quando considera com cuidado as informações disponíveis e emresultado disso obtém uma visão mais clara do assunto — ele “obtém conhecimento”, quer dizer, sabe o que fazer a respeito do assunto, que conclusões tirar e que conselho dar.
tracking img