Resenha home nosso planeta, nossa casa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade LS
Curso de Enfermagem
Disciplina: Atualidades
Professor: André
Aluna: Dinorath P. Santos

Resenha da obra:
ARTHUS, Yann. Home- nosso planeta nossa casa. Europa Filmes, 2009.Após a Terra sofrer várias interferências humanas, todas as riquezas do planeta correm risco. Agora, a solução se mostra cada vez mais impossível de ser encontrada. O documentário francês HOME:Nosso Planeta, Nossa Casa (90 minutos), de 2009, mostra bem essa relação de exploração entre homem e natureza.
A vida na Terra é um acontecimento muito frágil, dependente de vários fatores econdições peculiares tanto para seu surgimento quanto para sua manutenção. O documentário começa justamente apresentando uma análise entre o tempo de vida da Terra e do Homem.
O Planeta existe aaproximadamente quatro bilhões de anos, tempo no qual a atmosfera foi se formando, os rios e oceanos, os vegetais. Já o Homem está aqui há 200 mil anos, que comparado ao tempo de existência da Terranão representa nem 0,01% do tempo de vida da mesma, mas mesmo assim, foi tempo suficiente para sugar recursos naturais a ponto de causar a sua escassez.
Um desses recursos, e talvez o maisprecioso, é a água. Cerca de 70% da superfície do planeta está coberta com água, a maioria salgada, imprópria para o consumo, mas mesmo assim, fundamental para a vida. Nos oceanos estão as algas e corais,os quais compõem o chamado pulmão do mundo, além da diversificada fauna marítima existente em suas profundezas.
É fato a importância das águas doces para a vida. Além do consumo direto pelosseres vivos em geral, este líquido precioso é utilizado para o cozimento de alimentos, higiene e claro, a produção de energia elétrica. O Brasil possui um dos maiores potenciais hidrelétricos do mundo,tanto que é a forma de produção de energia predominante na matriz energética brasileira. Sem a água, não existiria vida na Terra.
O ciclo da água torná-la-ia um bem renovável, o problema é...
tracking img