Resenha do documentario home

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Documentário Home
Home é um documentário originário da França no ano de 2009, do francês Yann Arthus-Bertrand. Sendo o roteiro de Isabelle Delannoy, Yan Arthus-Bertrand, Denis Carot e Yen Le Van.Produção de Denis Carot e Luc Besson. Edição de Yen Le Van e música de Armand Amar.
Seu lançamento foi mundial em mais de 50 países, aconteceu em 5 de junho, dia mundial do meio ambiente. Ofilme trata-se de uma narrativa que traça o perfil da Terra desde os primórdios do surgimento da vida no planeta há 3,5 Bilhões de anos atrás, até os dias atuais mostrando o que a humanidade tem feito com o nosso planeta. Dando enfoque maior às transformações que vieram ocorrendo nos últimos 200 mil anos, quando a partir do surgimento da humanidade, onde ocorreram mudanças que decididamenteprovocaram um desequilíbrio em nosso planeta. Ele traz-nos imagens aéreas únicas e belíssimas de mais de 50 países, partilhando esperanças e angustias que permitem uma viagem sensorial tamanha beleza das paisagens e da uma trilha sonora sensacional. A versão estendida de “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa” conta com duas horas de duração, tendo como objetivo de convencer a todos sobre a nossaresponsabilidade individual e coletiva de cuidar de nosso planeta.

O documentário “Home, Nosso Planeta, Nossa Casa” registra uma viagem única pelo planeta Terra, num sobrevôo com imagens ótimas, recriando toda a sua evolução. Desde seu início quando os continentes já estavam formados e o surgimento da vida na Terra. Relata o surgimento da vida através dos ciclos de fenômenos naturais, como os vulcões eformações das rochas, liberação dos gases numa atmosfera que estava a se formar, dando grande ênfase a importância do ciclo da água para as transformações do planeta e para o surgimento da vida, que sem ela não seria possível. Mostra como tudo é importante e esta interligado, tudo que existe é compartilhado e seu equilíbrio é fundamental para que se estabeleça a harmonia do planeta Terra, que porsua vez é frágil e sutil e pode ser facilmente destruída.
Uma viagem relatando o início da vida, com as cianofíceas, os microorganismos, corais, peixes, arvores e etc.; formação dos vegetais e matéria viva; formação dos solos e a importância que cada ser vivo tem no equilíbrio do planeta. Cada um tem seu papel a desempenhar, e são muitas as espécies existentes no planeta Terra e o surgimento daespécie humana traz grandes mudanças, exercendo domínio sobre as demais e sendo a grande responsável por inúmeras transformações do espaço habitado por nós. Essa viagem mostra um longo processo de evolução do planeta e a vida que nele existe, sendo lento ate o surgimento do homem. E a partir dele com suas criações, evoluções e tecnologias vem transformando o planeta Terra com velocidade cada vezmaior. O homem é o grande causador do desgaste do planeta, consumidor em excesso dos recursos da Terra, causando o esgotamento dela e de seus recursos naturais. Relata também que nos últimos 50 anos o homem acelerou as mudanças gerando grandes conseqüências, destruindo cada vez mais o planeta com toda a sua poluição, do que todas as gerações humanas anteriores.
O filme trás dados como: 20 % dapopulação mundial consomem 80% dos recursos do planeta; o mundo gasta doze vezes mais em armas do que em ajuda aos países; 5.000 pessoas morrem todos os dias por beber água poluída; bilhões de seres humanos não têm acesso a água de beber salutar; 1 bilhão de pessoas passam fome; mais de 50% dos grãos comercializados ao redor do mundo são usado para ração animal ou bicombustíveis; 40% da terracultivável é degradada; a cada ano, 13 milhões de hectares de floresta desaparecem; um mamífero em quatro, um pássaro em oito, um anfíbio em três estão ameaçados de extinção. As espécies estão desaparecendo mil vezes mais rápido do que o ritmo natural de extinção; 75% dos produtos da indústria pesqueira estão extintos, esgotados ou em risco de extinção; a temperatura media dos últimos 15 anos tem sido...
tracking img