Resenha - filosofia da ciencia - cap 1 e 2 - rubem alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia da Ciência – Rubens Alves

Cap. 1 e 2 – O senso comum e a Ciência (I e II)


O capítulo 1 relaciona o senso comum e a ciência, mostrando através de situações e exemplos que ambos sãoimportantes. Um cientista, sendo especialista em determinado assunto, pode ser incapaz de resolver simples tarefas do cotidiano. Já o capítulo 2, tem como idéia principal o fato de o ser humano serlevado a pensar somente diante de problemas.
As pessoas hoje em dia estão se tornando cada vez mais especialistas em determinados assuntos, fazendo com que elas percam a visão do todo, e isso pode sermuito perigoso. A tendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos. A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. A ciência é a hipertrofia decapacidades que todos têm.
O desenvolvimento do aprendizado e da ciência só é possível a partir de um saber comum. A aprendizagem consiste na manutenção e modificação de capacidades ou habilidades jápossuídas pelo aprendiz.
A expressão “senso comum” foi criada por pessoas que se julgam acima do senso comum, como uma forma de se diferenciarem das pessoas que, segundo seu critério, sãointelectualmente inferiores. Quando um cientista se refere ao senso comum, ele está, obviamente, pensando nas pessoas que não passaram por um treinamento científico.
Uma pessoa sem estudo ou qualquer especialidadeque a torna uma cientista é capaz de resolver situações do dia-a-dia usando uma infinidade de habilidades e conhecimentos. Dessa forma ela não é melhor e nem pior que um cientista.
O ser humano écapaz de pensar e desenvolver soluções quando ele encontra problemas. A gente pensa porque as coisas não vão bem, alguma coisa incomoda. Quando tudo vai bem, a gente não pensa, Quem não é capaz deperceber e formular problemas com clareza não pode fazer ciência.
Para resolver problemas é necessário que exista ordem. Através da ordem somos capazes de fazer previsões. O sonho de todo jogador de...
tracking img