Resenha filme "a escolha de sofia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SAÚDE MENTAL

UBERABA
2013
Filmes podem ser ótimos recursos para o aprendizado e para a internalização de informações importantes de forma dinâmica e agradável. Deste modo, para esse trabalho foi utilizado o filme, “A Escolha de Sofia”, de 1981, para ilustrar um quadro de psicose que pode ser muito comum no dia a dia.
A escolha de Sofia é um drama, de 1982, gravado nos EUA/ReinoUnido, dirigido por Alan J. Pakula e produção de Keith Barish, tendo no elenco, Meryl Streep, Kevin Kline, Peter MacNicol com duração de 150 min. Em 1947 Stingo, um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de uma senhora que alugava quartos. Lá conhece Sofia, sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan, seunamorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.
O que é descoberto aos poucos são os segredos por trás da frieza e submissão de Sophia. Enquanto Nathan é um vulcão de emoções, com um grande segredo, mas que em nenhum momento esconde quemé. Sophia se revela uma mulher cheia de segredos e destroçada por dentro, que acaba encontrando em Stingo mais que um amigo, um amante e um confidente. Não estamos diante de um filme sobre o nazismo, mas sim um filme sobre culpa, sobre os seus reflexos ao longo de toda uma vida. Tanto o roteiro, como a direção e, principalmente, o elenco ajudam a construir um estudo de personagens dos mais profundos,algo essencial para personagens cheios de segredos, culpas, desilusões, enfim, personagens devassados.
Mesmo o filme sendo focado na história de Sofia, notamos ao final da narrativa o desenvolvimento do quadro psicótico de Nathan, de modo que ele é identificado como portador de esquizofrenia paranoide. Os sintomas estão presentes durante toda história mas não são identificados inicialmente, o quenos mostra que no dia-a-dia podemos nos deparar com portadores da doença mas não conseguimos identificar suas necessidades, fazendo assim, o julgamento errado do individuo.
Esquizofrenia Paranoide, um pouco da doença.
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela presença de alucinações, delírios e perda do contato com a realidade. Existem vários tipos de esquizofrenia e umdeles é a paranoide. Este tipo é o mais homogêneo e menos variável.
São comuns nesse tipo de esquizofrenia a presença de sintomas como, delírios, mania de perseguição além de pensamentos relacionados ao próprio corpo, onde o paciente acredita que alguma parte do seu corpo não está funcionando corretamente, que algum órgão pode estar falindo ou faltando. Geralmente esse tipo de delírio está ligado aórgãos como coração, pulmão, rim, fígado e baço.
O esquizofrênico paranoide apesar dos delírios e mania de perseguição, são os que menos apresentam alterações de personalidade, por isso é comum relacionar-se bem com outras pessoas, o que pudemos analisar no filme.
Geralmente as pessoas que convivem com esquizofrênico do tipo paranoide não percebem a presença da doença, até que comecem aquestionar sobre as crenças da pessoa em relação ao seu corpo ou que o submeta aos seus delírios.
No filme, Nathan apresenta a esquizofrenia do tipo paranoide, e possui uma relação próxima com Sofia e Stingo. Mesmo apresentando crises de personalidade com uma certa frequência, a mulher e o amigo não percebem seu problema, até que seu irmão resolve abrir o jogo com Stingo e conta o real problema deNathan, que passa a apresentar as crises com mais frequência.
TRATAMENTO
Para esse tipo de esquizofrenia considera-se o tratamento medicamentoso indispensável e, dependendo do caso e da sintomatologia manifestada, a internação deve ser cogitada.
Esta decisão é tomada quando não houver suporte familiar e a crise for muito
intensa e representar risco para o paciente e seus familiares. A...
tracking img