Resenha filme wall-e

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO FILME WALL-E

Ana Paula Rodrigues Ferraz
Muriele Pacito da Silva

A análise feita neste trabalho tem o objetivo de orientar os profissionais da área da educação em relação à sustentabilidade a ser trabalhada na educação infantil com a colaboração do filme Wall-e.
O filme foi produzido em 2008 pela Pixar Animation com direção de AndrewStanton e ganhou diversos prêmios, sendo um deles o Oscar de melhor filme de animação. Porém, o enfoque deste trabalho está no contexto, na história, na geografia, nos aspectos sociais e culturais do filme.
Wall -e conta a história de um robô criado para limpar a terra do lixo acumulado pelos seres humanos. Com o avanço da tecnologia as pessoas descartam seus produtos duráveis com tamanharapidez fazendo com que a Terra não comporte tamanho volume de lixo. O robô Wall-e compacta todo esse lixo e consegue inclusive construir prédios com os blocos prensados. Nesse momento ele está sozinho no planeta, os antigos habitantes foram morar em uma nave e já não existe nenhum tipo de fotossíntese na Terra.
Assim, logo no início do filme percebemos a sutil maneira de conscientizar o expectadorinfantil ou adulto de suas atitudes diante do crescente consumo de bens supérfluos e descartes desnecessários de produtos ultrapassados, porém em funcionamento, pelos seres humanos. A respeito do tema temos encontrado nos Parâmetros Curriculares Nacionais a questão da sustentabilidade desde as séries iniciais para conscientizar as crianças do acúmulo de lixo diante da era tecnológica, da preservaçãoambiental, e do esgotamento dos recursos naturais, conforme nos mostra o filme. Logo:

“A tecnologia empregada evoluiu rapidamente com consequências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. A exploração dos recursos naturais passou a ser feita de forma demasiadamente intensa. Recursos não-renováveis, como o petróleo, ameaçam escassear. De onde se retirava uma árvore, agora retiram-secentenas. Onde moravam algumas famílias, consumindo alguma água e produzindo poucos detritos, agora moram milhões de famílias, exigindo imensos mananciais e gerando milhares de toneladas de lixo por dia. Essas diferenças são determinantes para a degradação do meio onde se insere o homem. Sistemas inteiros de vida vegetal e animal são tirados de seu equilíbrio.” (PCN MEIO AMBIENTE, 1997, PG. 19)

Nodecorrer da história a nave que está no espaço há cerca de 700 anos e na qual se encontram os seres humanos, regularmente envia uma robô altamente informatizada de nome Eva para verificar as condições do planeta, ela procura no meio do lixo alguma forma de vida, para que se for identificada os seres humanos possam voltar para sua casa.
Na nave Axilom os humanos engordam muito, pois não precisamse levantar mais, fazem todo o serviço, desde limpar todo o local, e dar comida nas mãos até escovar os dentes, ainda eles vivem com um monitor em frente aos olhos e já não se preocupam mais em olhar para os lados. Assim, o filme mostra a perca de contato físico e comunicação entre os seres humanos. Os valores dos pequenos gestos, dos lugares bonitos e a sensibilidade ficam esquecidos na memória,diferentemente do Wall-e que aprendeu os sentimentos vendo filmes encontrados no lixo e guarda tudo que acha interessante, e nessa busca ele encontra uma planta e mostra-a a Eva que guarda a planta, se apaga e aguarda a nave buscá-la, porém nesse tempo em que ficam juntos ele consegue transmitir esses valores humanos para ela.
Percebemos então que apenas seres humanos sensíveis se preocupam com asua “casa”, ou seja, se preocupam em preservar o meio ambiente, apenas um ser humano sensível pensa em sustentabilidade, pois estará pensando no futuro de outras gerações, pensando em preservar para ter um ambiente agradável para seus descendentes viverem, e a sociedade no patamar tecnológico que se encontra revela-nos um futuro com no filme Wall-e, pessoas preocupadas apenas com elas mesmas,...
tracking img