Basquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Basquete...




A DEFESA - O basquete é um jogo de ATAQUE E DEFESA constante, portanto não se pode sempre trabalhar o ataque e esperar que por iniciativa própria se defenda. Para isto existem fundamentos de defesa que a maioria dos jogadores NÃO domina por completo, assim deve se ter um cuidado extremo com isso.
Os tempos de hoje exigem que um jogador de basquete domine ao menos três tiposde marcações defensivas: POR ZONA, INDIVIDUAL E PRESSIONADA, das quais analisaremos na sua essência a individual; base de todos os fundamentos defensivos (ganhar posição, contestar arremessos, realizar bloqueio, antecipação, etc.).
A marcação individual utilizada nesta categoria deve ser simples, quer dizer "homem a homem", já que seu objetivo é aprender a marcar se deve impedir que o jogadorperca de vista "seu homem", ao mesmo tempo que lhe inculca uma determinação obsessiva por impedir a anotação fácil de pontos de seu adversário, obrigando-o a passar a bola.
Em defesa deve ser instruída à base de trabalhos de exigência física. Aqui o treinador tem que utilizar toda sua capacidade e assessorar-se por um especialista em psicologia que o ajude a preparar documentos, palestras e vídeossobre o ato defensivo, criando a necessidade e o entusiasmo do grupo por impedir qualquer tipo de anotação de pontos. Não esquecer nunca que "A DEFESA SEMPRE ESTÁ COM UM" já que é só tenacidade e desejo por impedir o rival de vencer este duelo.
Dentro do treinamento podemos utilizar trabalhos de estações e circuitos de percurso onde se executam deslizamentos e confrontos 1 x 1 a máxima velocidade.Este é o trabalho mais tedioso para o grupo, por isso antes de realizar alguma seqüência ou nas pausas entre as mesmas conversar sobre alguma partida, ou fazer comentários sobre a defesa de um jogador de renome. De certa forma motivá-los para o trabalho físico forte, onde os componentes anaeróbicos e de força rápida são predominantes e a pressão por vencer o duelo provoca o aparecimento dostress.
A defesa individual, tb conhecida como "homem a homem", cada jogador fica responsável por um jogador correspondente adversário. É bastante utilizada nos instantes finais das partidas, pois vai ao limite de tentar dificultar a passagem do outro time bem como possibilita um contra ataque + eficiente, caso ocorra a interceptação da bola.

Vantagem: dificulta extremamente a movimentação do timeadversário.

Desvantagens: Desgasta muito fisicamente ( muitas vezes é só aplicada na meia quadra) e se jogador consegue passar pelo seu defensor individual, é só ir para a cesta!

Defesa por zona: o garrafão é dividido em 5 áreas e cada uma fica sob a responsabilidade de um jogador. Por exemplo: 1 X 2 X 2 (um jogador responde pela cabeça do garrafão/ ali na área do lance livre/, outro nalateral direita, idem esquerda, outro no lateral fundo de quadra direita e idem esquerda) 2 X 3 ( cabeça do garrafão+ lateral direita, idem esquerda, lateral direita +fundo de quadra direita, idem esquerda e um jogador responde pelo centro do garrafão, para a defesa do adversário que conseguir infiltrar). E tem outras variações.

Vantagens: é bom para os iniciantes, pois evita aquele corre-corredesnecessário, onde os aprendizes até "esquecem" da bola, só correm atrás do jogador o qual foi incumbido de marcar. Também é útil quando se desconhece o adversário, possibilitando um tempo para que o técnico e o time possam adaptar-se de maneira mais específica às características do adversário.

Desvantagens: necessita de um time defensivo coeso para que áreas não fiquem descobertas. Demonstracerta fragilidade, caso o adversário seja mais ágil, pois facilita a inflitração.

Combinada: destaca-se um jogador (ou mais) jogador (es) para a defesa no sistema individual, geralmente só meia-quadra e em particular sobre o jogador adversário mais habilidoso. Os demais respondem pelas áreas defensivas previamente definidas (por zona).


Vantagens: neutraliza um atacante que notadamente faz a...
tracking img