Resenha filme "vida de menina"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
'RESENHA DO FILME "VIDA DE MENINA"
NOME: AFONSO MENDES

Como um mesmo chão serve como base para tantas sociedades diferentes? Esta pergunta pairava em minha mente ao assistir o belo filme dirigidoHelena Solberg, lançado no ano de 2004,intitulado "Vida de menina" e distribuído pela Europa Filmes/M.A.
E a razão desta pergunta apoquentar meus pensamentos durante o filme vem de como eraorganizada a sociedade brasílica no fim do século XIX. O Brasil e as Minas Gerais que Helena Morley (principal personagem do longa-metragem) viveu possuía uma organização social bastante diferente da atual.Os negros, por meio da Lei Áurea, haviam acabado de serem libertados do trabalho escravo tornando-se meros escravos do trabalho, enquanto na cidade de Diamantina (local onde Helena viveu) os metaispreciosos que antes brilhavam nas terras não reluziam tão frequentemente, quem sofreu com isso foi Alexandre, pai de Helena, um mineiro que não desistiu de encontrar mais dos metais que sustentaram suafamília até ali.
A perseverança falha do patriarca fez com que na família Morley a pequena Helena fosse a menos favorecida de bens materiais, obrigando a menina "Ruiva e sardenta", como ela dizia,ter de assistir durante a infância sua prima se destacar muito mais na sociedade. A avó, contudo, fez da menina com efélides seu grande xodó, protegendo-a, ajudando-a e fornecendo-a momentos dealegria.
E o Diário dela é a base em que se passa toda narrativa, o que torna o filme ainda mais interessante. É fabuloso mergulhar por entre suas angustias e raivas, sentir seus amores e medos, e mais,enxergar o mundo pelos olhos de uma compatriota (porém não contemporânea) do século XIX.
Analisando um pouco mais minuciosamente o que aconteceu na história de Helena deparei-me a uma realidade queaté então não tinha refletido a respeito: Existia no "Mundo de Helena" uma grande desigualdade social e crise de desemprego, pessoas migravam em busca de oportunidades e pessoas sofriam pré conceitos...
tracking img