Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris. Morreu em Paris em 15 de novembro de 1917. Suas principais obras são: 1893 – De la division du travail social. Paris, F. Alcan. (7.ª ed. PUF, 1960); 1895 – Les règles de la méthode sociologique. Paris, F. Alcan. (trad. Port. De Maria Isaura Pereira de Queiroz. SãoPaulo, Companhia Editora Nacional, 1972); 1897 – Le suicide. Étude sociologique. Paris, F. Alcan. (11.ª ed. PUF, 1969); 1912 – Les formes élémentaires de la vie religieuse. Le système totémique en Australie. Paris, F. Alcan. (5.ª ed. PUF, 1968); 1922 – Éducation et Sociologie. Paris, F. Alcan. (trad. De Lourenço Filho. São Paulo, Melhoramentos [s.d.]); 1925 – L’éducation morale. Paris, F. Alcan. (Novaed. PUF, 1963); 1938 - L’évolution pédagogique en France. Introdução de M. Halbwachs. Paris. (2.ª ed. PUF, 1969); 1953 – Montesquieu et Rousseau, précurseurs de la Sociologie. Nota introdutória de G. Davy. Paris, Marcel Rivière.
Foi um dos filósofos que mais contribuiu para a Sociologia como ciência empírica, tornou-se o primeiro professor universitário da disciplina. Teve como referência arevolução francesa e a revolução industrial. Sentiu a necessidade de criar um novo sistema cientifico e moral que se harmonizasse com a ordem industrial emergente da época. O industrialismo impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Mas por outro lado a concepção de que a vida coletiva nao é só uma imagem ampliada da vida individual, mas sim uma vida distinta e irredutível.Adotava métodos de observação, indução e experimentação, assim como alguns cientistas naturais.
O racionalismo de kant, o darwinismo, o organicismo alemão e o socialismo de cátedra também influenciaram Durkhein, mas ele usa as influencias recebida em um novo sistema. Durkhein via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o dialogo com a História,a Economia e a Psicologia.
Durkheim tem uma grande importância na sociologia, pois é conhecido como o pai da sociologia, e apontado com um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, apesar de Auguste Comte ser considerado o pai por tê-la batizado.
Durkheim apesar de ser formado em Filosofia dedica a sua obra na Sociologia e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação é nareflexão e no reconhecimento da existência de uma Consciência Coletiva e através disso definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza quais seriam os acontecimentos pelos quais o sociólogo deveria se dedicar: os fatos sociais que teriam de ser o objeto da Sociologia. Partia do princípio que o homem o se tornou humano por ter se tornado social, aprendendo hábitos ecostumes para viver em grupos. Chamando isso de socialização, essa socialização juntamente com o jeito de ser, sentir e comportar foi considerada fatos sociais. Buscando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a enxergar os fatos sociais como coisas exteriores, deveriam ser medidas, observadas e comparadasindependentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Mas não se pode considerar fato social tudo que uma pessoa faz, para ser um fato social tem de possuir algumas características sendo: generalidade, exterioridade e coercitividade. Considerando o que as pessoas sentem, pensam e, ou fazem independente de suas vontades particulares, considerando ser um comportamento estabelecidopela sociedade. Sendo algo que seja imposto a toda a sociedade e não apenas alguém especificamente, mas sim algo que já estava lá antes e que continua, sem dá margem a escolhas. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valores individuais que possam servir de direcionamento dos fatos sociais, mas a racionalidade só é acessível ao cientista. Durkheim através da Sociologia tinha como...
tracking img