Mineralogia de hematita e magnetita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERDIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP Engenharia Geológica 15/10/2012

Mineralogia Hematita & Magnetita

Ouro Preto, 15 de outubro de 2012.

INTRODUÇÃO

Quando a Terra se unificou, passou por diversas transformações. Tais transformações ocorrem até os dias de hoje, das quais, este trabalho tratará mais especificamente transformações associadas à oferta dos elementos ferro, oxigênio,e a formação de compostos da associação dos dois. Para entender a ocorrência de todas essas transformações, faz-se necessário buscarmos um arcabouço teórico que explique a presença dessas substâncias no planeta terra. Munidos da teoria da diferenciação do planeta, onde descreve a ocorrência da transformação de blocos aleatórios de matéria primordial num corpo cujo interior é dividido em camadasconcêntricas, que diferem umas das outras, tanto física como quimicamente. Essa diferenciação ocorreu nos primeiros momentos da história da Terra, quando o planeta adquiriu calor suficiente para se fundir. Segundo conceito geológico, mineral é um sólido de ocorrência natural, inorgânica, com um arranjo atômico ordenado e uma composição química homogênea e definida. Os minerais são encontrados emtodo o universo, estes são produtos de processos terrestres e planetários que ocorrem em grandes intervalos de tempo, sobre temperaturas e pressões especificas para cada ocorrência ou fenômeno. Os óxidos são um grupo de minerais relativamente duros, densos e refratários e geralmente ocorrem como minerais acessórios em rochas ígneas e metamórficas e como resistentes grãos detríticos em sedimentos. Osminerais são a matéria prima que dão o suporte a grande parte do desenvolvimento tecnológico e da produção econômica da sociedade. Os minerais sempre desempenharam um papel importante no modo e no padrão de vida do ser humano. O desenvolvimento da humanidade é nomeado a partir dos materiais utilizados em cada época histórica, como Idade da Pedra, do Bronze, do ferro, e cada um dos quais repousamsobre os minerais desses materiais. Hoje é impossível imaginar a humanidade sem a presença dos minerais. Esse trabalho não seria possível ser apresentado como o está sem o avanço promovido pelos minerais. O silício foi fundamental para o desenvolvimento da tecnologia digital, sem ele os computadores não teria a forma que tem.

A composição química da Terra pode ser deduzida por hipóteses ecálculos que traduzem uma possível realidade. Os principais constituintes da Terra são o Ferro, Oxigênio, Silício e Magnésio. A associação dos dois primeiros formam minerais denominados Óxidos de Ferro. Os minerais de óxidos incluem aqueles compostos naturais no qual o oxigênio está combinado com um ou mais metais, isso os agrupam em duas classes: óxidos simples e óxidos múltiplos. Óxidos simples(XaOb), são compostos por um Metal (X) e o oxigênio (O), nos seus vários tipos de relação (a, b). Óxidos múltiplos (XaYbOc), tem duas posições para os metais não equivalentes (X, Y) e o oxigênio (O), nos seus vários tipos de relação (a, b, c). Dentro da classe de óxidos, há muitos minerais de importância econômica, estes incluem as fontes de ferro (hematita, magnetita, goethita), fonte de cromo(cromita), fonte de manganês (pirolusita) e outros. Óxidos de ferro são materiais de ocorrência natural e estão em abundância na crosta Terrestre. Estes óxidos possuem uma química muito interessante devido às suas propriedades magnéticas, elétricas, físico-químicas e morfológicas. Neste trabalho serão apresentados dois óxidos de ferro: Hematita e Magnetita.

HISTÓRICO As formações ferríferas são fontesincessantes de pesquisas, não só por constituírem a maior fonte de ferro do planeta, mas corresponder a um tipo de rochas bastante peculiares. Seus grandes depósitos estão confinados a um intervalo de tempo restrito da história da Terra (3,8 - l,9 Ga), estando ainda presentes na maioria dos escudos pré-cambriamos do mundo. Isso foi possível por meio dos sistemas hidrotermais do fundo oceânico...
tracking img