Seminario hematia e magnetita

525 palavras 3 páginas
* Introdução: Hematita: Oxido do sistema trigonal representado pela formula Fe2O3, é o principal minério de ferro, podendo chegar à concentração de 70% de ferro metálico. Pode ser observado como pigmento avermelhado em solos e sedimentos. Magnetita: Óxido do sistema cúbico representado pela formula Fe3O4, também é conhecido por ser um importante minério de ferro. Encontra-se incrustada em determinadas rochas e solos e devido a mudanças de temperatura pode assumir a formula da hematita (Fe2O3).

* Propriedades diagnósticas: Hematita: Tem como principais propriedades diagnósticas o brilho metálico e o traço castanho avermelhado. Magnetita: A magnetita é o principal mineral que apresenta magnetismo, somado a isso, apresenta habito octaédrico bem característico.

* Ocorrência: Hematita: Sua ocorrência no Brasil se da principalmente em Minas Gerais (quadrilátero ferrífero) algumas áreas do nordeste e nas fronteiras Brasil-Uruguai e Brasil-Bolívia. Pode ser encontrada também na Europa, Estados Unidos e México. Magnetita: Ocorre no Brasil principalmente na região sudeste, em algumas áreas do nordeste e sul e nas fronteiras Brasil-Bolívia e Brasil-Paraguai. Ocorre também no Canada, Estados Unidos, México, Sul da Ásia e Austrália. * Quadrilátero ferrífero: Localizado na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e com extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, é delimitado pelas cidades de Mariana, Congonhas, Sabará e Santa Barbara. Essa área assinalada pela ocorrência de formações ferríferas é a maior produtora nacional de minério de ferro (cerca de 60% da produção). Além do de ferro, são encontrados grandes quantidades de ouro e manganês. * Transformação: O processo de transformação da Magnetita em Hematita e possivelmente em Limonita ocorre devido a alterações nas condições de formação desses minerais.

* Utilização e

Relacionados