Seminario hematia e magnetita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Introdução:
Hematita: Oxido do sistema trigonal representado pela formula Fe2O3, é o principal minério de ferro, podendo chegar à concentração de 70% de ferro metálico. Pode ser observado comopigmento avermelhado em solos e sedimentos.
Magnetita: Óxido do sistema cúbico representado pela formula Fe3O4, também é conhecido por ser um importante minério de ferro. Encontra-se incrustadaem determinadas rochas e solos e devido a mudanças de temperatura pode assumir a formula da hematita (Fe2O3).

* Propriedades diagnósticas:
Hematita: Tem como principais propriedadesdiagnósticas o brilho metálico e o traço castanho avermelhado.
Magnetita: A magnetita é o principal mineral que apresenta magnetismo, somado a isso, apresenta habito octaédrico bem característico.* Ocorrência:
Hematita: Sua ocorrência no Brasil se da principalmente em Minas Gerais (quadrilátero ferrífero) algumas áreas donordeste e nas fronteiras Brasil-Uruguai e Brasil-Bolívia. Pode ser encontrada também na Europa, Estados Unidos e México.
Magnetita: Ocorre no Brasil principalmente na região sudeste, em algumas áreasdo nordeste e sul e nas fronteiras Brasil-Bolívia e Brasil-Paraguai. Ocorre também no Canada, Estados Unidos, México, Sul da Ásia e Austrália.
* Quadrilátero ferrífero: Localizado na porçãocentro-sul do estado de Minas Gerais e com extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, é delimitado pelas cidades de Mariana, Congonhas, Sabará e Santa Barbara. Essa áreaassinalada pela ocorrência de formações ferríferas é a maior produtora nacional de minério de ferro (cerca de 60% da produção). Além do de ferro, são encontrados grandes quantidades de ouro e manganês.
*Transformação:
O processo de transformação da Magnetita em Hematita e possivelmente em Limonita ocorre devido a alterações nas condições de formação desses minerais.

* Utilização e...
tracking img