Resenha filme um golpe do destino

CURSO DE PSICOLOGIA – 8º PERÍODO





PSICOLOGIA HOSPITALAR



Docente:

Marcia Ebling

Discente:

Ana Vergínia de Farias

Carla Lima





RESENHA DO FILME

“UM GOLPE DODESTINO”





















Foz do Iguaçu, Setembro/2012.

Resenha do filme Um Golpe do Destino



Um golpe do destino baseia-se na história do Dr. Jack McKee, umrenomado cirurgião de um grande hospital. Arrogante e antiético. O médico se referia a seus pacientes como números, leitos ou patologia. Nenhuma forma de tratamento humanizado era percebida na sua formade prática médica e em sua posição privilegiada dentro do hospital, pregava a seus residentes que nenhum laço de apego ou envolvimento com os doentes deveria ser criado; seu lema era: “corta, entra esai, sem nenhum envolvimento”.
Essa falta de envolvimento do Dr. McKee também era sentida pela família. Tão raro sua presença em casa, que quando acontecia, esposa e filho se surpreendiam. Suavida era totalmente voltada ao trabalho.
Um dia, depois de vários sinais de que havia algo errado com sua garganta, o doutor foi diagnosticado com tumor maligno na laringe. Incrédulo eassustado ouviu de um jeito frio e mecanicista da colega de equipe que estava com câncer. Desse momento em diante a vida do médico teve uma grande reviravolta. Passou da posição de médico poderoso para opapel de um simples paciente.
O médico confiante e controlador passou então a ter que respeitar filas de espera, preencher formulários e aguardar sua vez de atendimento da mesma maneira que osoutros pacientes. Sentiu na pele a indiferença dos profissionais da saúde em relação a sua dor, seu sofrimento. Fora atingido pelas deficiências do sistema que adota um tratamento desumanizado, focado nadoença, sem levar em consideração a situação psicossocial do enfermo.
O Dr. então vivenciando o dia- a- dia, agora como paciente e não como médico, foi percebendo o quão errado estava, o mal...