Trabalho multidisciplinar ads

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































SUMÁRIO



CONTEÚDO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE 5
3.1 Conceitos 5
3.1.1 ERRO 5
3.1.2 DEFEITO 6
3.1.3 FALHA 6
3.2 CLASSES DE DEFEITOS 6
3.3 BENEFÍCIOS DAAPLICAÇÃO DA INSPEÇÃO DE SOFTWARE 7
3.3.1 QUALIDADE DE SOFTWARE 8
4 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 9
4.1 MODO DE APLICAÇÃO DA VERIFIAÇÃO E VALIDAÇÃO 10
4.2 TÉCNICA DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 11
4.2.1 TÉCNICAS INFORMAIS 11
4.2.2 TÉCNICAS ESTÁTICAS 11
4.2.3 TÉCNICAS SIMBÓLICAS 12
4.2.4 TÉCNICAS FORMAIS 12
5 TESTABILIDADE DO SOFTWARE 13
5.1 GERENTES 15
5.2 TESTADORES 156 CENÁRIO PROPOSTO 16
6.1 NOSSA LOCADORA DE LIVROS 16
6.1.1 HISTÓRICO 16
6.1.2 DADOS 16
6.2 SISTEMA GERENCIADOR DO BANCO DE DADOS 17
6.2.1 MS SQL-SERVER 17
6.3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 19
6.3.1 DELPHI 19
6.4 MODELO DE PROCESSO 20
6.4.1 MODELO ESPIRAL 20
7 CONCLUSÃO 23
8 REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

Definir conceitos de processo de inspeção desoftware, exemplificar modos de verificação e validação e maneiras de testabilidade de software. Além disso procurar definir o sistema gerenciador de banco de dados (SGDB) a ser escolhido para um cenário específico ( Nossa Locadora de Livros), além disto escolher uma linguagem de programação a ser escolhida . Definir o modelo de desenvolvimento de software que mais se adéqua a este cenárioproposto.





OBJETIVO

O objetivo aqui é descrever a conceitos de inspeção de software, descrevendo sua importância na melhoria dos quesitos custo, qualidade e prazo na entrega de um software. Pretendemos ainda discorrer sobre os testes de validação e verificação e os vários modelos de testabilidade de softwares.
Dentro de um cenário proposto (Nossa Locadora de Livros) vamosprocurar definir o sistema gerenciador de banco de dados (SGDB) ideal, bem como a linguagem de programação.
Com base no estudo caso de uso apresentado, vamos definir através de argumentação o processo de desenvolvimento de software que mais se adéqua ao cenário proposto.







PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

Na engenharia de software, assim com em todas asengenharias, é necessário considerar com variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao trabalho para corrigir defeitos. O custo do retrabalho para a correção dos defeitos aumento a medida que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, atitudes devem ser tomadas no sentido deencontrar e corrigir defeitos tão logo seja introduzido. Uma maneira que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontra defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é a revisão dos artefatos produzidos ao longo do desenvolvimento do software.
Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software epossui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido, conforme mostra figura abaixo.
[pic]

1 Conceitos

O termo defeito, muitas vezes é utilizado de forma genérica, mas é importante ter em mente que sua interpretação dependerá do contexto que ele for utilizado. Defeitos encontrados durante a revisão está sendo relacionado às faltas no artefato sendorevisado. Quando, porém o defeito se manifesta durante o teste, estaremo lidando com uma falha de software. Para tanto, tentaremos elucidar abaixo seus conceitos.

1 ERRO

É o defeito cometido por um indivíduo tentando compreender uma determinada informação, resolver um problema ou utilizar um método ou ferramenta.



2 DEFEITO

Também conhecido como falta, é o...
tracking img