Resenha filme rio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
   Resenha crítica do filme "O triunfo"

     O professor Ron Clark sai de sua cidade em que obteve “sucesso” em aumentar o rendimento dos alunos por quatro anos consecutivos e assume o desafio de Ensinar em Nova York. O mesmo, na hora de procurar emprego utiliza esse marketing, o que mostra a valorização dos aspectos quantitativos por parte do governo americano, onde as verbas são doadas paraa escola em função das notas. Quando esse professor consegue se empregar em uma escola de bairro humilde, marcado por violência e pessoas predominantemente negras, isso fica bem claro nas palavras do diretor: - Se o rendimento dos alunos não melhorar você será despedido.
     No primeiro dia de aula o professor tenta propor uma metodologia baseada em regras e é obrigado a conviver com aconstante indisciplina dos alunos. Depois disso, o docente tenta entender o contexto dos alunos. Através dessa aproximação o professor se depara com diferentes situações inesperadas. Na cultura do estudante indiano, por exemplo, não se podia falar quando os pais estavam conversando. A outra adolescente já era mãe de filhos. Dentre as regras estabelecidas, foi enfatizada a cooperação, partindo dopressuposto que a turma era uma família.
     A dura realidade de Clark é ter que trabalhar em outro emprego para sobreviver e corrigir provas de madrugada. Enquanto isso, os alunos não fazem as atividades, dormem na sala, o desrespeita, etc. Nessa situação, Clark começa a conviver com o stress, que o leva a desistir depois de um surto nervoso na aula que o envergonhou.
     De tanto gostar do que faz,Clark decide voltar a lecionar, mudando completamente a metodologia de ensino, passando também a se envolver com os alunos fora da sala de aula, com suas brincadeiras, mostrando como se dá o aprendizado, tornando-se aprendiz de seus alunos. Após essas mudanças, as aulas ficam mais interessantes e desafiantes. Os alunos começam a se identificar com as aulas. O professor desperta “o sonhar” dosalunos.
     Nenhum aluno passou no primeiro exame. Isso o faz adotar também a metodologia da música, o que desperta o interesse de outros alunos da escola, que ficam olhando pela janela. A partir daí nota-se evolução nos estudantes. Em outro momento, Clark ensina matemática jogando baralho. Ele descobre em Shameika uma grande líder e aluna em potencial, que só se encontra prejudicada devido à suarealidade cotidiana de cuidar dos irmãos mais novos, sua mãe tenta atrapalhar que o professor intervenha nessa realidade.
     Por possuir tamanho amor pela profissão, Clark passa mal em plena aula, por ignorar as recomendações médicas. Ele começa dar aula em vídeo e os alunos ficam atentos. Nesse momento, demonstra o quanto tem domínio de classe em relação ao conhecimento das atitudes peculiaresdaquela turma de sexta série. Os alunos ainda encontram-se desestimulados para o teste final. Segundo eles: “todo mundo acha que eles são sem futuro”. Clark tenta movê-los pelo desafio, mostrando-lhes que são capazes. A prova representa um momento de nervosismo para os aprendizes.
     Chega enfim o “grande dia”. Clark também não consegue esconder o seu nervosismo. Os alunos são recompensadospelo esforço antes de saberem o resultado das notas. As notas chegam enquanto o professor premiava os alunos. Os resultados são surpreendentes. Foi uma festa que uniu família, alunos, professor e direção. A menina Shameika foi a melhor do estado, reconhecendo diante de todos o trabalho do professor, ela que fora tão rebelde em aceitá-lo. O futuro da maioria dos alunos foi brilhante conforme relatao filme, e os métodos daquele professor ficaram bastante reconhecidos na nação americana.
     O filme retrata de maneira bastante clara a realidade enfrentada pelos professores contemporâneos que lecionam no ensino fundamental ou médio. Esse tipo de profissional, devido aos baixos salários, geralmente não pode se dedicar ao ensino em apenas uma instituição. No filme fica evidente esse fato,...
tracking img