Resenha filme rio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O diretor Carlos Saldanha (A Era do Gelo 2 e 3) chega ao ponto alto de sua carreira com uma animação inteligente, divertida e com uma brasilidade que nenhuma produção americana poderia apresentar sema condução de um brasileiro. Ok, é o Brasil que os gringos querem ver, mas com todos os contrastes que nós, aqui de baixa, conhecemos tão bem.

Blu é uma arara azul que após ser contrabandeada paraos EUA acaba nas mãos de uma simpática garotinha, cresce a seu lado e se torna um bicho de estimação mimado e bem protegido nas terras geladas de Minnesota. Sua vida monótona acaba quando Tulio, umespecialista em aves tropicais, aparece para explicar que ele é o último macho de sua espécie e, para a preservação da mesma, deverá viajar de volta para o Brasil e acasalar com sua prometida. Apósconvencer a reticente Linda a acompanhar seu pássaro na viagem, o trio desembarca no Rio de Janeiro em plena época de carnaval, e acabam envolvidos com o ritmo do samba, contrabandistas e um romanceentre aves que tem tudo para dar errado.

A grande sacada da animação é mostrar o Rio em todas as suas nuances, desde as paisagens deslumbrantes, praias e festas até a realidade dos morros e a pobreza.Claro que os criminosos do filme são bem menos perigosos que os reais, todo mundo fala inglês no Brasil e a natureza é intocada, pedir algo diferente seria abusar da liberdade poética exigida para umaanimação cujo público alvo é o infantil. Contudo, a favela criada pela equipe de animação é tão vívida que impressiona, assim como a criminalidade infantil, exibida pelo garotinho Fernando. Esses sãodetalhes que fazem toda a diferença.

O filme segue o script já conhecido de busca por si mesmo e encontrar o seu lugar no mundo, já muito explorado, mas com novas e brilhantes cores e gargalhadasgarantidas. Blu é tão domesticado que sequer sabe voar e é lançado em um mundo de liberdade selvagem, onde sua nerdice e insegurança não ajudam em nada. Nas perseguições onde está preso a ararinha...
tracking img