Resenha filme ensaio sobre a cegueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Educação Básica Miguel Couto
Disciplina: Português;
Professora: Cristina;
Aluno: Jairê Michel Engler;
Série: 3*03;
Data: 22/09/2011

RESENHA

Os carros estavam parados numa esquina esperando o sinal mudar. De repente quando abre o sinal, um motorista fica parado. Os pedestres estranham e vão ver o que aconteceu, o mesmo, só dizia que ficou cego, que enxergava tudo claro. Aepidemia da cegueira branca começa de uma maneira que ninguém esperava.
Então os pedestres o ajudam a sair do carro e um homem se oferece para leva-lo até o seu apartamento. Depois do homem telo levado ao apartamento, ele vai embora, com o seu carro. Já no início o filme mostra duas situações, quando os pedestres ajudam o homem cego, demonstra a solidariedade de algumas pessoas, e depois mostra o serhumano se aproveitando da situação para roubar o seu carro.
A mulher chega, e seu marido diz que está cego, no primeiro momento ela não acredita, mas percebe que é verdade, então as pressas ela marca uma consulta com um oftalmologista. Neste caso, o filme é bem claro, em que o casal, marido e mulher sempre devem se ajudar, na saúde ou na doença.
Depois de examiná-lo minuciosamente por duasvezes, o oftalmologista diz que não havia nada de errado com seus olhos. Consequentemente o Oftalmologista não consegue encontrar nada de errado, o que prova que a “ciência” não pode descobrir tudo, e quem nem sempre é a dona da verdade.
O homem que ajudou o cego e havia roubado seu carro, também fica cego. A “epidemia branca” começa a se espalhar.
Uma mulher que estava no consultório de óculosescuros era uma prostituta e tinha um encontro marcado num hotel aquela noite. De repente no encontro a noite, ela também fica cega, e um policial grosseiramente a leva para casa. Aqui novamente o filme mostra a realidade humana, como a prostituição, e a maneira como as pessoas tratam uma à outra (policial grosseiro).
O oftalmologista também fica cego. Contou à sua mulher que estava cego, ela oabraçou com força, mesmo ele dizendo para ela ficar longe para não ficar cega. Novamente, uma lição, a ajuda em situações anormais.
A notícia da cegueira se espalha pela cidade. E assim os órgãos competentes pegaram todas as pessoas e levaram para um local que parecia ser um hospital ou uma prisão abandonada. A mulher do oftalmologista vai junto á esse local. O governo começa a tomar as previdênciasque “eles” achavam serem corretas sem se importar com os direitos humanos.
E ali se passam diversos dramas, como desorganização má higiene e diversos outros fatores. A mulher que enxergava tentava ajudar o máximo possível as pessoas. Organizou os banhos, dava banho no marido, fez uma corda guia para ajudar os cegos a andarem pelo local abandonado, e muito mais. A partir deste momento, onde os cegospassam a estar encarcerados, o filme começa a mostrar seu verdadeiro objetivo, de como as pessoas se portam e se sentem em situações fora do cotidiano normal. E claro, a força de vontade da mulher que enxergava em ajudar as pessoas, onde de certa forma ela era o “anjo” no meio de todo o caos.
Inclusive a esposa do oftalmologista, foi traída pelo marido que fez sexo com a prostituta, mais aindasim, não se desanimou e ajudava as pessoas, um verdadeiro exemplo. Exemplo claro, de traição, que querendo ou não está muito presente na sociedade moderna, mas ainda assim a mulher não se desanima, por que sabia que apesar de tudo ela deveria ser forte, afinal as pessoas dependiam dela.
Até que certo “rei” da ala 3, tomou posse da pouca comida que ainda restava, e estabeleceu ordensinescrupulosas. Diversas coisas aconteceram, os homens principalmente daquela ala se portavam como animais. O ser humano se demonstra pior que muitos animais em situações difíceis.
Até que a mulher que enxergava mata com uma tesoura o rei da ala 3. Mais isso ocasionou em uma guerra dentro do local onde estavam. Até atearem fogo á ala 3, em que ocorre várias mortes. Uma decisão sempre traz consequência,...
tracking img