Resenha filme ensaio sobre a cegueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Disciplina: Humanística
Docente: Ms. Maura Vanessa Silva Sobreira
Discente: Leolina Franklin

Resenha
“Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muitomais do que antes julgávamos.” José Saramago

Filme: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago, romancista, poeta e dramaturgo. Desenvolveu um percurso profissional do jornalismo à política, comexperiências em serralharia, produção e edição literária, assim como em tradução. Em 1976, foi o desemprego que o levou a dedicar-se à literatura. Publica em 1947 "Terra do Pecado“. Da poesia aoromance, passando pelo conto, crônica, viagem e teatro, é um dos autores portugueses contemporâneos mais conhecido e distinguido internacionalmente. Conta já com diversos prêmios.
Diretor: FernandoMeirelles, formado em arquitetura. Inicia-se no cinema através da produtora Olhar Eletrônico, que ele cria com amigos. Após uma série de curtas experimentais, ele dirige centenas de episódios da premiadasérie de televisão infantil Rá-Tim-Bum. Mas sua primeira produção marcante é Domésticas - O Filme (2001), um retrato social produzido por sua nova empresa, a 02 Filmes. Esta produção chama atenção parao talento do diretor e é aclamada por seu roteiro. A carreira de Meirelles transforma-se com Cidade de Deus (2002), adaptação do livro de mesmo nome. . Com este sucesso, Meirelles investe na carreirainternacional, filmando o premiado drama O Jardineiro Fiel (2005) e a adaptação literária Ensaio Sobre a Cegueira (2008). Continuando com os dramas internacionais, ele volta em 2012 com 360, retratodos amores e tristezas de pessoas comuns em diversas partes do mundo.
O filme é uma adaptação da obra de um autor português, José Saramago, trata-se de uma doença misteriosa que assola uma cidade, naqual através do olhar do autor e diretor podemos perceber a importância da visão, pois sem elas vê-se o caos em que um local tão comum como tantos se transforma.
Acredito que a intenção do autor...
tracking img