Resenha critica filme ensaio sobre a cegueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DA RESENHA CRÍTICA DO FILME
 

ENSAIO SOBRE À CEGUEIRA:
 
1 José de Sousa Saramango.
José de Sousa Saramago nasceu em 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses.
Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora.Iniciou sua atividade literária em1947, com o romance Terra do Pecado, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966.
Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acuado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.
Em 1980, alcança notoriedade com olivro Levantado do Chão, visto hoje como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois.
Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português - o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até a morte. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel deLiteratura, em 1998.
Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
Morreu em 18 de junho de 2010, em Lanzarote, Espanha.
2 Síntese do filme.O longa-metragem é inspirado num livro de mesmo nome de José Saramago. Este livro foi escrito em 1995, e em 1998 deu o Prêmio Nobel de Literatura a Saramago.
“Ensaio sobre a cegueira” se passa numa cidade não identificada cujos habitantes, de repente, passam a sofrer de uma epidemia de cegueira branca. Tal nome se deve ao fato de que os olhos dos infectados ficam cobertos por uma camada brancacom textura leitosa. A doença se manifesta primeiramente num motorista, quando ele estava em pleno trânsito, mas se espalha rapidamente por toda a cidade.
À medida que a doença avança, os infectados são desumanamente postos em quarentena, em um local superlotado, onde as condições de higiene eram precárias e a auto-estima das pessoas caía vertiginosamente. Os serviços públicos começam a falhar eas pessoas em geral passam a esquecer dos princípios que regem uma vida civilizada e passam, simplesmente, a lutar pela própria sobrevivência. Neste cenário, o enredo gira entorno da mulher do médico da cidade. Ela era a única pessoa não infectada que se tinha notícia na cidade. A esposa do médico escondia este fato, e junto ao seu marido e a um grupo de outras pessoas que se juntaram pelodesespero da doença, vagavam pela cidade em busca de abrigo e comida. Até que encontram um lugar para ficar e tentam reestabelecer as ordens de sua vida, enquanto alimentam a esperança de que um dia a epidemia desapareça.
3 Crítica de outros autores sobre a obra.
Não é de se estranhar que palavras como "desconforto" ou "deprimente" tenham sido usadas para descrever esse filme: nele o que vemos é a talepidemia de cegueira branca que atinge um a um os habitantes de uma metrópole caótica qualquer – com São Paulo servindo muito bem a esse papel – e o exílio compulsivo dos doentes em um verdadeiro depósito humano, em que as relações humanas de auto-conservação acontecerão num micro-cosmo em que veremos a reprodução da luta pelo poder entre um grupo de contaminados que utilizam a força para sesobressair entre os demais – encabeçados pelo personagem de Gael Garcia Bernal – e a única pessoa que escapou imune à cegueira, a mulher do médico, vivida por Julianne Moore.

A personagem de Julianne personifica nossa presença na ação, porque é através de seus olhos que vemos a transformação gradual de mulheres e homens, que despidos das convenções sociais só poderiam agir instintivamente, como os...
tracking img