Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



PORTFÓLIO- UTA DIVERSIDADE CULTURAL

IPATINGA
2011.

1- INTRODUÇÃO

“Educação, diversidade e pesquisa: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola”
Segundo (Michaliszyn 2008 p. 41) O comportamento social é o resultado da maneira como organizamos as relações sociais queestabelecemos e pelas regras de conduta e valores por nós determinados e considerados como elementos fundamentais para a construção da vida social, econômica e política.
Vale ressaltar, que a escola tem reconhecimento da diversidade, mais não assume postura para a compreensão da mesma. O que acontece no ambiente escolar é um pressuposto monocultural, ou seja, pressupõem- se que há uma única culturauniversal que pode ser traduzida e assimilada pelo conjunto de estudantes.
Portanto os objetivos que pretendemos alcançar no presente portfólio são respectivamente: uma explicação sobre o processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola, desenvolver as atividades propostas nas obras, Educação e Diversidade e Educação de Jovens e Adultos, em seguida apresentaras considerações finais do grupo .
A construção desse portfólio justifica-se pela importância de oportunizar a compreensão do termo diversidade cultural, bem como, uma reflexão em torno de todo o contexto.
Quanto à metodologia adotada para desenvolver o presente portfólio foram: leitura dos livros didáticos que propiciam a fundamentação teórica, participação nas tele aulas, orientação com otutor local, trabalho em equipe, entre outros.
Convém destacar que as disciplinas que integram esse portfólio, são: Educação e diversidade e Educação de jovens e Adultos.
Dessa forma serão trabalhados os ítens que integram as disciplinas, com base nos livros de referência.

2 – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.

Pesquise em revistas e jornais relatos sobre diferentes costumes, rituais comocasamentos, batizados, festas populares e modo de vida de outros povos, como árabes, judeus, italianos, alemães etc.

Segundo (Michaliszyn 2008, p. 40, 41) Cada sociedade humana em particular ocupa um determinado território e nele se organiza a seu modo, estabelecendo regras básicas de convivência. Numa relação dinâmica entre o passado e o futuro, avaliando seus feitos e programando o que deve sermodificado e construído.
Sendo assim observamos na pesquisa solicitada, em perguntas, comparando os diferentes costumes e rituais, tive a oportunidade de observar a heterogeneidade dos povos pesquisados (indígenas brasileiros, maçônicos, budistas, judeus, alemães e egípcios) e ver que suas culturas dizem respeito á inigualáveis, mas criativa e humana á toda forma de pensar, de amar, de serrelacionar socialmente, de louvar á Deus ou aos deuses.
Observa-se também que a cultura mesmo transmitida de geração a geração, em alguns povos, esta, não permaneceu estática. Regras e costumes, em geral são questionados pelas gerações mais jovens, o que provoca mudanças e conflitos de gerações e torna ainda mais interessante o estudo das culturas humanas. Então, pensar a diversidade cultural em foco,como forma de viver a vida, de olhar o mundo e os demais seres humanos é um convite a respeitar as diversidades culturais existentes.
(Freitas 2011, p. 92) da à seguinte definição: Multiculturalismo é hoje um termo utilizado em várias áreas sociais. É como uma palavra mágica que podemos usar na moda, na comunicação, no comercio etc., pois cabe em quase todos os discursos que se queiram múltiplos.Sendo assim, ser culturalmente diferente, ou através de certos costumes aparentarem ser; não faz do que este seja mais ou menos importante. Respeitar a diversidade cultural deve ser a condição de equalizar, ou seja, uma igualdade que se orienta pelo direito de ser diferente, mas que seja claro; diversidades não são desigualdades e sim culturas heterogêneas.
Nascer, crescer, casar, morrer...
tracking img