Resenha filme daens - um grito de justiça

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: O filme Daens – Um Grito de Justiça se passa no fim do século XIX, em Aalst, na Bélgica, uma pequena cidade flamenga, onde se iniciam as primeiras rebeliões dos trabalhadores da indústria pormelhores condições de trabalho. Nessa época ainda não existiam leis que garantissem os direitos trabalhistas. Nesse cenário chega o Padre Daens, designado para a paróquia da cidade, se depara com comas agrurar da Revolução Industrial europeia, como o trabalho infantil, sem quaisquer medidas de higiene e segurança e com uma jornada de trabalho extenuante. A morte de uma criança, durante o seuhorário de trabalho, e outras situações relacionadas às referidas condições de trabalho levam o padre a buscar soluções, inclusive ingressando na política.
Destaque no filme para as nítidas referências àdoutrina social da Igreja da Rerum Novarum* de Leão XIII.

O filme se passa em Aalst, na Bélgica, no século XIX. Quando acontecem as primeiras rebeliões trabalhistas por melhorias no processo detrabalho. Nessa época a classe operária não dispunha de leis ou benefícios, que os auxiliasse. Eram explorados desumanamente pelos burgueses, que só queriam retirar deles toda força de trabalhopossível, sem se importar com sua qualidade de vida, ou mesmo sua saúde.
A demonstração das péssimas condições de trabalho em uma indústria têxtil de Aalst, onde trabalhavam de maneira desumana homens,mulheres e crianças, marca o início do drama.
Os acidentes de trabalho eram frequentes, pois as crianças não tinham a mesma experiência e facilidade de um adulto ao realizar tarefas com máquinas grandes.A cena que retrata a morte de uma criança causa impacto e revolta, já que naquela época não havia leis que protegessem os trabalhadores. As pessoas que trabalhavam na indústria eram condenadas a umestado de miséria e eram exploradas, inclusive mulheres e crianças, que trabalhavam pra ajudar na renda da família. A jornada de trabalho era intensa, durava cerca de quinze horas por dia. O...
tracking img