Recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O recrutamento é uma atividade de responsabilidade do sistema de recursos humanos que visa à captação de capital intelectual (candidatos) interna e extremamente à organização, objetivando minimizar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa.
Primeiramente, compreendemos o significado de recrutar, que não ésinônimo de atrair pessoas; ao contrário, a função do recrutamento é suprir as necessidades da organização. Todavia, é fato que recrutar de maneira eficaz e eficiente depende de um bom e específico planejamento para incorporação de pessoas. ( ARAÚJO ; GARCIA , 2009 , p.42 ).
Para que essa relação seja possível é necessário que as organizações comuniquem e divulguem as suas oportunidades de trabalho afim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento.
O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos. As organizações que desejam atrair profissionais competentes devem cuidar de suas imagens.
Esse recrutamento como afirma Dalleaste (2012), requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma sequência de três fases, asaber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de recursos humanos pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
A forma como exercem a responsabilidade social com os diversos grupos influencia os conceitos que terão para os candidatos em potencial.
Visto que, não são apenas as organizações que escolhem os melhores profissionais, estes também escolhemas organizações que apresentam propostas atrativas.
A maneira mais importante para fortalecer a lealdade, após a contratação desses profissionais é aumentar suas oportunidades de crescimento com liberdade e responsabilidade.

O ser humano como capital
O ser humano é considerado capital por possuir capacidade de gerar bens e serviços, por meio do emprego de sua força de trabalho doconhecimento, constituindo-se em importante fonte de acumulação e de crescimento econômico.
Para Chiavenato (2004) gerir talento humano está se tornando indispensável, ter pessoas não significa necessariamente ter talentos.
Contudo não pode-se abordar o talento isoladamente como um sistema fechado. Sozinho ele não vai longe, pois precisa existir e coexistir dentro de um contexto que lhe permitaliberdade, autonomia retarguarda para poder existir (Chiavenato, 2004). Deste contexto referido pelo autor, trata-se de um ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
Como o capital humano compreende os benefícios que o indivíduo pode propiciar para as organizações, é natural que hoje em dia as organizações dediquemmaiores esforços para identificar aquelas pessoas que poderão aperfeiçoar a relação de causa e efeito.
Quando melhor o capital humano de uma organização, melhores resultados ela alcançará na satisfação do recrutamento no capital intelectual.
Alguns fatores que geram o capital intelectual: conhecimento, por parte do funcionário, do que representa seu trabalho para o objetivo global dacompanhia, valorização das opiniões e sobre os aspectos de trabalho, encorajamento para inovar e valorização da cultura organizacional.
Segundo Camargo (2011), o capital humano produz inovação e conhecimento; diante disto os líderes precisariam tão somente captar, reter e compartilhar o conhecimento para que os mesmos possam passar por toda a organização.
O capital humano é formado pelostalentos e competências das pessoas. Sua utilização de forma que vinha a fomentar um real diferencial vai depender da estrutura de gestão de cada empresa.
Recrutamento
O recrutamento é uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização, para tanto, requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma...
tracking img