Amassador de latinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Este documento apresenta descrições sobre o projeto que foi proposto pelo programa interdisciplinar ARHTE da UNIFACS. O projeto consiste em um protótipo de um amassador de latas, na qual a equipe optou pela utilização de um motor de pára-brisa, sendo utilizado uma programação para que o motor faça a movimentação de rotação , com o intuito de amassar a lata.

Palavra-chave: Amassador delatinha, Motor, Alumínio, Reciclagem.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se da confecção de um protótipo de amassador de latas que foi produzido pela equipe Simples Assim Engenharia sob a orientação do núcleo responsável do programa ARHTE, seguindo assim suas normas e regras.
A maioria da população atualmente esta ligada no mundo tecnológico, de computador, automóveis, de um ritmo bemacelerado, e esquece-se de ser sustentável. No seu dia a dia, são inúmeras ações que passam despercebidas que podem ajudar o nosso planeta, um exemplo são as latas que tomamos diariamente de refrigerante, cervejas e sucos. Para diminuir o espaço consumido pelas latas de alumínio e ao mesmo tempo, reciclar salvando o meio ambiente, pode utilizar o amassador de latas.
A utilização do motor depára-brisa no amassador de latas foi escolhido por possuir um sistema pneumático, tendo como função girar a barra enroscada acoplada a ele e assim girar o tarugo para que amasse a latinha, além de seu baixo custo, sua facilidade no uso e manuseio.
Sendo assim, a programação empregada torna-se simples pelo motivo de que o programa utilizado tem o objetivo apenas de retornar a posição original, pois o motorquando acionado já produz seu próprio movimento de ida.
Os materiais utilizados (placa galvanizada, perfil de alumínio L016, placa de acrílico, tarugo de polipropileno, rebite) na produção do projeto foram escolhidos devido ao seu fácil manuseio, sua leveza e simplicidade. O intuito é que o projeto seja de fácil transporte e simples para poder ser utilizado em qualquer lugar. Um lugar quepodemos utilizar é na área externa dos estádios de futebol, principalmente na época da copa, pois é nesse local que os torcedores utilizam um grande número de latas de alumínio, já que não é permitido a entrada portando elas. Usando o projeto nesse local, iremos ajudar na reciclagem e promover um incentivo entre todos na sustentabilidade.

2. OBJETIVO

A construção do projeto tem como finalidadeamassar latinhas em um menor intervalo de tempo.

3. JUSTIFICATIVA

A reciclagem é um componente importante mundialmente, na qual se poupa recursos naturais (como por exemplo, bauxita), evita poluição de rios e mares, além de economizar energia elétrica. O amassador de latas proporciona um processo de reciclagem mais eficaz e acelerado.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Motor

O motor depára-brisa possui um sistema pneumático, de corrente contínua de 12 V. Ele possui consumo nominal de 4 A e somente um sentido de giro, com rotação de 100 RPM. O motor de pára-brisa possui uma potência de 48 Watts suficiente para amassar a latinha, Figura 1.
Alumínio

O alumínio é um material de fácil manuseio (montagem e transporte), leve e macio. Devido ao seu baixo peso próprio, ele se tornaum excelente material para não só estruturas móveis como também estruturas estáticas por possuir uma alta resistência.
Uma das principais vantagens do uso da estrutura em alumínio é sua grande resistência à corrosão ambiental. O alumínio possui uma camada superficial fina, porém muito tenaz e inerte de óxido de alumínio, Figura 2.

Reciclagem do Alumínio

Ele possui uma capacidade singular: ode ser reciclável infinitamente. Uma lata de alumínio, por exemplo, tem vida média que varia de 45 dias a 3 meses. Mas, levada ao lixo pelo consumidor após o uso, pode ser reciclada inúmeras vezes, sem perder seus componentes originais.
A reciclagem tem inúmeros benefícios para o meio ambiente e a sociedade. Segundo a ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), o processo assegura renda para...
tracking img