Resenha dos filmes tropa de elite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ADM1101 – INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: Floriana ABRIL/2011

1.Resumo dos filmes

Tropa de Elite 1
O filme apresenta inicialmente a policia militar convencional do Rio e Janeiro que está tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes.
Mastambém mostra o BOPE, Tropa de Elite da Polícia Militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a Polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.
No filme, a missão da Tropa de Elite é a de dar segurança ao Papa na sua visita ao Rio de Janeiro. O personagem principal do filme é o capitão Nascimento, vivido pelo ator WagnerMoura. Policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto para poder ficar mais ao lado da família já que seu filho nasceu. Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude disso é extremamente estressado.
Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto, dois policiais militares, aspirantes,jovens, honestos e corajosos.
O curso de formação do BOPE prepara policiais para a guerra, eles são mais bem preparados que os integrantes do exército de Israel. Curso bastante rigoroso e com elevada carga de pressão para formar seus soldados.
O filme também mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONG’s nas favelas. Eles criticam a violênciapolicial, mas, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles mesmos criticam.

Tropa de Elite 2
10 anos depois do primeiro filme, inicia o segundo. Em que uma divisão do BOPE, comandada agora pelo Comandante Nascimento e tendo como Capitão, André Matias, se envolve em uma rebelião no presídio de Bangu Um.
Um professorde história, Fraga, representante dos Direitos Humanos e membro de uma ONG, é chamado para tentar acalmar os rebeldes e acabar com a rebelião. Mas ele acaba refém dos rebeldes. O BOPE invade e mata o chefe da rebelião e causa uma polêmica em função da presença do representante da ONG.
Toda essa polêmica causa uma repercussão mundial e causa a expulsão do Capitão Matias do BOPE e o CoronelNascimento, visto como herói pela população nessa rebelião de Bangu 1 é nomeado para o cargo de Subsecretário de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Como Secretario, Nascimento melhora todo BOPE, aumento o número de policiais, moderniza equipamentos. Auxilia no combate ao tráfico de drogas e consegue diminuir muito as atividades dos traficantes nas favelas do Riode Janeiro.
Nesse filme, Nascimento está separado de sua mulher com quem teve seu filho, hoje um adolescente que reclama que seu pai não permanece muito ao seu lado por causa do trabalho.
Um policial militar corrupto sai perdendo nessa nova “limpeza” do novo Subsecretário porque seu dinheiro deixa de vir dos traficantes e então ele começa a controlar pessoalmente a comunidade. Essa organizaçãocontrolada por ele é chamada de “milícia” que nada mais são que organizações criminais.
Conseguir o apoio das comunidades significa um enorme número de votos em época de eleições. Para se beneficiar disso, se junta ao policial corrupto, o Governador do Rio de Janeiro, um Deputado Estadual e o Secretário de Segurança Pública. Eles inventam a invasão em uma comunidade com enorme número deeleitores potenciais. Eles conseguem roubar armas da delegacia de polícia dessa comunidade e jogam a culpa nos traficantes. O Deputado cobra providências da Segurança. Assim Nascimento recebe a ordem do Governador do estado para invadir a comunidade, expulsar os traficantes e encontrar as armas roubadas. Mas Nascimento se opõe à operação, por não ter encontrado, dentre as escutas telefônicas instaladas...
tracking img