Resenha do texto : sociologia e sociedade (tomazi, nelson dacio. iniciação à sociologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO :
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
(TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual – Capítulo 1)

Neste capítulo, sobre o qual a presente resenha aborda, o autor procurarelacionar a sociologia e o cotidiano, o indivíduo e a sociedade, os fatos sociais sob a perspectiva de Durkheim, Weber e a ação social, e, por fim, Marx e as classes sociais.
Primeiramente o autorimagina situações que qualquer indivíduo enfrenta no dia-a-dia de uma sociedade moderna. A partir disso, ele afirma o que há de comum nas situações mencionadas: são todas situações sociais, pois sópodemos entendê-las como situações coletivas, situações que só podem ser explicadas pelas relações que indivíduos estabelecem entre si, mas que não podem ser compreendidas se os tomamos isoladamente.
Oautor afirma que são essas situações que interessam à sociologia. E tentando explicar essas situações que a sociologia colocará como básico o relacionamento entre o indivíduo e a sociedade. ParaTomazi, teorias implicam conceitos. Assim, quando um sociólogo fala em fatos sociais está utilizando um conceito que designa alguns aspectos da realidade social.
O objeto da sociologia como ciênciaconstitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade. Os pensadores do século passado se ocupavam de estudar a realidade do indivíduo e dasociedade moderna no momento em que essa realidade estava se consolidando historicamente, colocando tanto problemas teóricos como práticos.
Segundo Tomazi, Émile Durkheim afirmou que os fatos sociaissão justamente as regras e normas coletivas que orientam a vida do indivíduo em sociedade. Esses fatos sociais tem duas características básicas: são exteriores e coercitivos. Como Durkheim enfatizaisto, ele colocará como regra básica de seu método que o pesquisador deve analisar os fatos sociais como se eles fossem coisas.
Para Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto...
tracking img