Resenha do texto miopia em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS- FGV
CURSO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
TURMA GP-85
DISCIPLINA ESTRATÉGIA DE EMPRESAS- PROFESSOR BELMIRO


MARCIO LUIZ ARDER SANTOS

Resenha do texto de Theodore Levitt-Miopia em Marketing.

Rio, 10 de novembro de 2012.


A Falha na percepção sobre o Mercado

Theodore Levitt desenvolve no seu texto a idéia de que os administradores não estariamvisualizando o mercado por completo e sim parcialmente, deixando de lado aspectos importantes para a sobrevivência da Organização.
Ao tratar o problema como miopia, o autor nos leva a pensar sobre otema da percepção do mercado. Em português, miopia significa “anormalidade visual que só permite ver objetos a pequena distância... visão curta (Melhoramentos - Minidicionário da Língua Portuguesa). EmAlemão, miopia é expressa pelo termo KURZSICHTIGKEIT, que, se formos traduzir literalmente, significa curta percepção.
A percepção é a relação do sujeito com o mundo exterior, um mundo que nãose resume a mera coleção de objetos isolados, mas sim algo dotado de organização, formas e estruturas complexas e, sobretudo, dotado de sentido. Ver o sentido das coisas depende enormemente do filtroou lente chamada de Sociedade. Ela, por meio de seus valores, costumes e tradições, contamina a visão, produz a falha na percepção.
A primeira falha está em acreditar na existência de setores derápida expansão. O que existe verdadeiramente são Companhias dirigidas e organizadas para aproveitar as oportunidades de expansão. Outra importante falha de percepção está na orientação para oproduto. Ela causa um erro de definição do ramo de atuação da Organização, por não levar em conta as necessidades do cliente (orientação para o cliente). Um bom exemplo, citado no texto, diz respeito àsEmpresas Ferroviárias. Em seu auge, jamais passou pela cabeça de seus administradores que os trens pudessem ser substituídos por aviões ou carros. Hoje, a estagnação das Empresas ferroviárias soa como...
tracking img