Resenha do livro o x da questao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE MATO GROSSO – FAMAT
CURSO: Administração – 1º Semestre
Professora: Cristiane Caldeira

Empreendedorismo: Resenha do Livro “O X da Questão – Eike Batista”

Aluna: Meguie Kaline do Couto – RA: 1299526367


CUIABÁ
2013

FACULDADE DE MATO GROSSO – FAMAT
CURSO: Administração – 1º Semestre
Professora: Cristiane Caldeira

Empreendedorismo:Resenha do Livro “O X da Questão – Eike Batista”



Resenha do Livro do empresário Eike Batista – O X da Questão, como parte da avaliação referente ao 1º semestre pela aluna: Meguie Kaline do Couto.

CUIABÁ
2013

O X da Questão – A trajetória do maior empreendedor do Brasil
(Eike Batista – Editora Primeira Pessoa)Eike Batista, desde jovem demonstrou um apetite voraz por conhecimento. E essa característica dele, foi fundamental para gerar o espírito empreendedor. Desde que ele começou a sonhar, nunca mais parou de crescer.
Ele tem o dom dos grandes empreendedores de enxergar a parte pelo todo e imaginar seus negócios como um amalgama, o que permite resultados de escala e economicidade muito maiores.
Alémde sua notória capacidade de empreender, enxergar riquezas onde muitos só veem risco, e principalmente, de atrair investidores para seus projetos, Eike Batista age como um empresário moderno, absolutamente comprometido com a sociedade. Além da geração e distribuição de renda, Eike pensa na perenidade de seus negócios e das comunidades em que eles estão inseridos.
Todos os projetos de Eike sãoresultados da audácia de um empresário de iniciativa, mas, acima de tudo, guiado pelo saber. Todas as suas decisões são tomadas em cima do conhecimento. Além disso, Eike tem a humildade de se cercar em todas as áreas em que atua de profissionais altamente talentosos e experientes. Desde cedo, ele aprendeu que saber ouvir é um dos atributos do empresário de sucesso.
Devido às obrigações financeirasde seu pai, Eike teve uma infância nômade, que o impediu de criar raízes com pessoas e lugares, porém proporcionou a ele um contato com línguas e culturas diferentes, assim estimulando um autoconhecimento e uma autonomia que anos depois, se revelariam decisivos na sua trajetória empresarial.
Eike começou a sua trajetória como vendedor de seguros, isso aconteceu devido à mudança de sua família aoBrasil. Ele queria ser independente, e por isso não se importava com o que trabalhar o importante pra ele naquele momento, era ter sua própria renda.
Como vendedor de seguros ele aprendeu muitas coisas, dentre elas que as pessoas têm a necessidade de conversar, até por que a maioria de seus clientes eram mulheres, por certo, ele sempre foi uma pessoa simpática e isso contribuiu muito para quefosse um ótimo vendedor de seguros. Ter um produto de qualidade em mãos contribuiu também para tal talento. A venda de seguros, o fez perceber alguns talentos, tais como: “Acreditar no que se vende é apenas a parte de um todo”, “Um bom vendedor é alguém que acredita nas pessoas, que sente curioso em relação a elas e que desenvolve a capacidade de ouvir”.
Eike se deparou com as pedras preciosas aindaquando cursava a graduação, onde conheceu alguns garimpeiros que vendiam diamantes no Rio de Janeiro. A partir daí ele passou a intermediar a venda de diamantes, era até então apenas comissionado, visto que ainda não tinha recursos para se aventurar como investidor. Mas logo, desistiu da faculdade, pois queria trabalhar, empreender, ganhar dinheiro. Sendo assim, retornou ao Brasil e foi em buscade ouro em Goiás, Pará e Amazônia. Primeiramente, ele pesquisou onde poderia ganhar dinheiro, diante disso, viu a oportunidade em Itaituba, no Pará. Pediu a dois amigos joalheiros dinheiro emprestado para comprar e revender ouro. Ele convenceu os dois investidores de que eles estariam diante de um bom negocio.
Alta Floresta, norte de Mato Grosso, foi onde Eike começou a crescer de verdade. Em...
tracking img