Como fazer uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenhas acadêmicas:

um guia rápido para escritores de primeira viagem

 Gisele de Carvalho

  

A crítica recensória, por sua função de recomendação, não pode eximir-se, senão em casos de excepcional vilania, de pronunciar um juízo sobre aquilo que o texto diz
Umberto Eco

  

O que é uma resenha? E umaresenha acadêmica? Se você tiver de escrever uma resenha, o que deve constar do texto? Este pequeno artigo pretende responder a estas e algumas outras acerca de resenhas, a partir de um estudo publicado em forma de tese de doutorado sobre o assunto. Mas não se assuste: o que você vai encontrar a seguir tem muito pouco do gênero tese, pois meu objetivo aqui é escrever para quem não tem intimidade comresenhas, mas precisa produzir uma.

A epígrafe escolhida para este artigo aponta para a nomeação e para a função do gênero do discurso que pretendo focalizar. Vamos começar pelos seus nomes de batismo: resenha, recensão, resenha crítica, crítica recensória. Ao buscar a etimologia das palavras isoladamente, tem-se para a primeira ‘descrição ou relato minucioso’. Já a segunda está atrelada ànoção de ‘apreciação, julgamento’. Estas duas idéias se combinam nos últimos termos para marcar a natureza de um gênero do discurso que descreve e avalia um produto artístico, seja ele literário, teatral, cinematográfico, musical, televisivo ou das artes plásticas.

A palavra resenha perdeu seu significado meramente descritivo e é usada, hoje em dia, como sinônimo dos outros termos. No entanto, foraas pessoas que circulam nos meios onde o gênero é usado, muitas o desconhecem ou então o reconhecem pela designação de crítica, como são popularmente chamados os textos que circulam nos cadernos culturais de revistas e jornais.

Agora, às resenhas acadêmicas. Resenhas de livros cumprem pelo menos três papéis na academia. Podem ser lidas como o conjunto das reações à publicação de um livro,servindo assim para vários pesquisadores como registros da recepção de uma obra em determinado contexto sócio-histórico. Também podem ser utilizadas como guias para leitura e aquisição de livros recentemente publicados ou traduzidos. No atual cenário acadêmico, aqueles que desejam manter-se atualizados em seu campo de estudos precisariam dar conta de uma grande carga de leitura. No entanto, bem sabemosque esta tarefa é virtualmente impossível, não só por falta de tempo, mas também por falta de recursos para a aquisição de todas as publicações que julgássemos dignas de inspeção. Para lidar, ao mesmo tempo, com a necessidade de atualização e com a carência de tempo e meios, professores e pesquisadores recorrem a resenhas de livros, na tentativa de selecionar que leituras são realmentefundamentais dentre os lançamentos editoriais em sua área de especialização. Por fim, resenhas podem também ter uma função didática, ao serem utilizadas como um exercício de escritura que aciona várias competências, em especial as de compreensão leitora, de síntese e de avaliação crítica.

Tomemos por ponto de partida para a caracterização de resenhas acadêmicas a sua variante não-acadêmica. Estas sãopublicadas em revistas de grande circulação, encontram-se em seções denominadas “livros” ou “crítica” e seu texto é, em geral, acompanhado de ilustrações variadas (por exemplo, capa do livro resenhado, foto do autor, ilustração que se refere ao assunto do livro). São assinadas de duas formas: ou através do nome completo do resenhista ou apenas por suas iniciais; algumas trazem, em texto separado,informações mínimas sobre o resenhista se ele não for um jornalista contratado para esta função no veículo. Tanto podem destinar parte isolada da página para registrar a referência completa do livro ou incluir alguns dos itens da referência no texto propriamente dito (em geral, entre parênteses, onde também costuma aparecer o preço da publicação). Têm sempre um título, que oferece pistas mais ou...
tracking img