Como fazer uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A elaboração de uma resenha (conhecida também por recensão) é sempre uma tarefa árdua para as pessoas, já que há uma grande dificuldade em diferenciar resumo de resenha. Para isso, o nosso primeiropasso, será explicar a diferença existente entre os dois tipos textuais.

O resumo é a diminuição de um texto ou obra que consiste em abordar o foco principal do assunto. Sendo assim, oresumo é um texto que diz o essencial para o entendimento.

Já a resenha, é um trabalho de síntese que possui como objetivo principal expor uma crítica ou uma avaliação de livros,artigos, filmes e de trabalhos.

Agora que já vimos a diferença entre resenha e resumo, vamos conhecer os tipos de resenhas.

Tipos de Resenhas

As resenhas se dividem em:resenha acadêmica, resenha crítica, resenha temática e resenha descritiva. Há também as resenhas de livros e de publicações periódicas, que são mais encontradas em revistas e jornais. Portanto, asresenhas se dividem de acordo com aquilo que se quer passar. Porém a sua elaboração acontece de um modo bastante padronizado. Vejamos:



1º Passo: Apresentar as Referências Bibliográficas. Exemplo:Eco, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 6.ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1995.



2º Passo: Apresentar a obra de que está sendo feita a resenha. Nas linhas introdutórias,procure elucidar ao seu leitor, qual obra está sendo resenhada e o seu assunto principal.



3º Passo: Escreva um pequeno resumo sobre a obra (tema, livro) apresentada e insira suas opiniões,críticas ou avaliações no decorrer de cada parágrafo. Em poucos parágrafos (varia de acordo com o tamanho da obra) apresente as idéias principais da obra. De preferência, fazer em forma seqüencial (se aobra for dividida em capítulos).



4º Passo: Faça uma conclusão. Exponha o que você concluiu ao fazer a leitura da obra. (Utilize apenas um parágrafo)



5º Passo: Mostrar as fontes de onde...
tracking img