Resenha do livro o filho eterno - cristóvão tezza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da obra “O Filho Eterno”, do escritor Cristóvão Tezza (2007).
Por: Ligia Dias

O Filho Eterno é uma das produções literárias do escritor catarinense Cristóvão Tezza, ganhador do PrêmioJabuti de Literatura. O autor nasceu em Lages (Santa Catarina – 1952) e estudou Letras na Universidade de Coimbra, em Portugal. Doutor em Literatura Brasileira pela USP, Tezza é considerado um dosmaiores escritores brasileiros da contemporaneidade, tendo recebido prêmios importantes, como os Prêmios Machado de Assis e da Academia Brasileira de Letras. Além de O Filho Eterno, confirmado como o melhorromance do ano de 2007, Tezza é autor de outras obras importantes, como Trapo, Fantasmas da Infância, Breve Espaço entre a Cor e a Sombra e Ensaio da Paixão. Para alguns críticos da área, O FilhoEterno é o resultado de uma grande façanha literária do escritor, pois, apesar da obra ser classificada como romance brasileiro, é notoriamente um texto autobiográfico.

O Filho Eterno relata ahistória do relacionamento entre um pai e um filho separados, a princípio, por uma herança genética inesperada: a Síndrome de Down. De um lado, um homem inseguro que viu seus sonhos e expectativasdesmoronarem com o nascimento de um filho “mongolóide” (termo ainda utilizado na década de 80, quando a história começa), mudando por completo o planejamento de sua vida. Do outro, uma criança destinada a viverpara sempre na dependência do outro.

O conflito mental constante por parte de pai, claramente apresentando um perfil inseguro e despreparado para lidar com o tipo de situação abordada no texto, éalgo que confunde o leitor e, por que não dizer, o escandaliza em vários momentos, devido ao nível das descrições de sentimentos e pensamentos do personagem com relação à criança. Vergonha,insatisfação, culpabilização da esposa pelo nascimento de um indivíduo inútil, desejo de morte do filho como forma de consolo, dentre outros sentimentos de caráter mesquinho, são revelações que trazem ao...
tracking img