Trilogia das mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trilogia da mulher: o mercado de trabalho

Divisão do Trabalho
Dá-se o nome de divisão do trabalho à especialização do trabalho cooperativo em tarefas e papéis específicos e delimitados com oobjetivo de aumentar a eficiência e produção.
A primeira divisão efetiva é aquela que se dá entre homens e mulheres, que chamamos de DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO.
Analisemos este panorama para que sepossa entender, com o apresentado, o mercado de trabalho inscrito nesta realidade, ainda pouco disseminada.

1. Divisão Sexual
Segundo a visão de alguns economistas, as mulheres seriam aquelas quemenos investem em suas capacitações, pois esperam trabalhar menos, e, por isso, o fato delas receberem uma menor remuneração estaria explicado por tais mecanismos de pensamento.
Evidente que essaafirmativa se mostra completamente deslocada da realidade, e devemos pensá-la de uma maneira oposta, mesmo porque, os fatos que aqui se apresentarão mostram que são outras as questões que levam as mulheresganharem menores salários ocupando um mesmo cargo de um homem.
Notaremos que mudanças aconteceram ao longo dos anos, e devemos, sem dúvida, comemorá-las, mas há muito que se conquistar, pois, cá entrenós, a desigualdade ainda é uma realidade.
Argumentemos!
Primeira evidência: no mercado de trabalho, os anos de estudos das mulheres são maiores.

• As mulheres desempenharam um papel muitomais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa;
• Movimento semelhante não se verificou, entretanto, em relação à participação das mulheres no conjunto dos empregados,que na última década se manteve próxima a 1/3.

Segunda evidência da posição da mulher no mercado de trabalho: a próxima geração de presidentes:

Diretor comercial Diretor financeiroDiretor de RH
Homens: 95% Homens: 97% Homens: 85%
Mulheres: 5% Mulheres: 3% Mulheres: 15%

Logo,
- A mulher tem mais anos de estudo que...
tracking img