Resenha do livro sociedade dos poetas mortos

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
Resenha do filme Sociedade dos Poetas Mortos

Estrelado pelo ator hollywoodiano Robin Willian (1), Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir (2), retrata uma época - 1989 e uma classe americana. Os valores dessa sociedade capitalista é traduzida logo na primeira cena do filme. Os alunos do 1º ano da Escola secundarista de preparação para jovens para a universidade a Academia Welton,adentram no auditório, onde se encontram seus pais, diretores e professores daquela escola em uma cerimônia em que os valores da escola são expostos por eles mesmos em um grande coral, como sendo tradição, honra, disciplina e excelência. Esses são os pilares da escola de mais de 100 anos de fundação. O filme é instigante e dramático.
Com um cenário fabuloso e grandioso como a maioria dos filmesnorte-americanos mostra a base da sociedade americana que para sustentar as posições alcançadas por seus antepassados na sociedade teriam que passar aqueles jovens por uma dura e tradicional educação, onde tudo se traduzia por “Yes, Sr.” - “No, Sr.”.
Na cerimônia o diretor da escola fala com orgulho de uma escola que formou os maiores líderes da sociedade americana durante todos aqueles anos e desua tradição herdada de uma sociedade altamente competitiva e que o lugar era para os melhores.
Jonh Keating era o professor de Inglês e ex-aluno da instituição centenária. Um professor brilhante que queria instigar e capacitar seus alunos a pensarem e agirem por si mesmos com responsabilidade, o que era contraditório com o modelo que a escola e seus pais queriam para os jovens.
Já no primeirodia de aula, o professor de maneira pouco ortodoxa para época trabalha com a frase do poema de Walt Whitman a respeito de Abraham Lincoln : “Meu Capitão, Meu Capitão”, o que demonstra uma subverniencia baseada na admiração dando a entender teria chamado assim também o mestre que o inspirou. A seguir pede que leiam que leiam o primeiro verso do poema “Às virgens para aproveitar o tempo” da página542 do livro de hinos: “Pegue seus botões de rosas enquanto podem...”. O professor explica que o termo em latim para essa expressão é Carpe Diem - Aproveite o dia. Viver cada dia intensamente como se fosse o último. Como era de ser esperado ao se insunar a fala sobre sexo, os alunos riem, como a turma riu na aula de Ciência Política (tudo que é novo e que causa prazer e ainda é tabu, leva-se aosrisos). Indo mais longe ainda ele manda que os alunos arraquem a folha de um livro poético que traduz a poesia como se fosse um cálculo matemático, alguns resistem, mas no final todos arrancam a página. Isso nos remete a sensação de libertação.
Sutilmente e de maneira perspicaz promove o interesse dos alunos pelas suas aulas pela admiração e não pela opressão ou por seguir militarmente regras eimposições. Os alunos ficam embevecidos pelas aulas e ideias de Keating e veem nele alguém de que os inpirava.
Com essa inspiração impreganda esse grupo de alunos descobre o anuário de Keating e nele informações de um grupo que se auto intitulava membro da Sociedade dos Poetas Mortos. Os alunos arguiem (na realidade foi Neil que o questiona) o professor sobre esse grupo e ele fala que era um grupoque se reunia para ler poesias, discutir ideias, brincar e viver. Claro, que era apenas a inspiração que precisavam e formaram um grupo com o mesmo fim. Nele eles começaram a se descobrir, cada um dentro de sua interioridade, se permitem sonhar.
Neil Perry (Robert Sean)lidera o grupo para as saídas noturnas a caverna onde se reunem. É também o que toma a decisão mais ousada de todos eles, pois é oprimeiro que coloca em prática o seu grande sonho, que com certeza não era o de seus pais, que poderiam vê-lo como um grande jurista, político etc, nunca como ator. Decide ingressar no grupo teatral e representar. Faz sua inscrição e é lhe dado o papel principal da peça. Eufórico vai procurar o professor e contá-lhe que seu pai é contra. Keating lhe direciona para uma conversa franca com seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro sociedade dos poetas mortos
  • Resenha A sociedade dos poetas mortos
  • a sociedade dos poetas mortos resenha
  • Resenha, sociedade dos poetas mortos
  • Resenha sociedade dos poetas mortos
  • Resenha sociedade dos poetas mortos
  • Resenha
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!