Resenha do livro pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire ressalta que a luta pela libertação do homem, o qual é, semelhantemente à realidade histórica, se dá numprocesso de crença e reconhecimento do oprimido em relação a si mesmo.
Em correspondência a essa concepção de homem como “ser vazia” , segundo Paulo Freire, a pedagogia de perspectiva opressora, denominadade “educação bancária”. Pautada numa comunicação verticalizada, contrária ao diálogo, serve como instrumento de desumanização e domesticação do oprimido, o qual na sua relação com o opressor hospeda-oem sua consciência. Ao se referir à teoria antidialógica, o autor ressalta que a referida teoria tanto traz a marca da opressão, da invasão cultural camuflada, da falsa “admiração” do mundo, comolança mão de mitos para manter a desunião dos oprimidos, os quais divididos ficam enfraquecidos e tornam-se facilmente dirigidos e manipulados.
É em contraposição a pedagogia opressora que Paulo Freirereforça de uma educação realmente dialógica, problematizada e marcadamente reflexiva, combinações indispensáveis para o desvelamento da realidade e sua apreensão consciente pelo educando. A educaçãoproblematizada coloca, desde logo, a existência da superação da contradição educador-educandos.
Traz à cena a questão do “ato de dissertar” realizado pelo educador, que constitui, e isto tantodentro como fora da escola e em qualquer nível de ensino, uma prática de dominação, pois se disserta sobre a realidade como se fosse algo estático e sem vida.
É por meio da dissertação, explica PauloFreire, que o “educador bancário” tenta “depositar”, “encher”, o educando com conteúdos, os quais, comumente, não se relacionam com sua vida, minimizando, e até mesmo anulando, seu potencial criativo,criticidade e pensar autêntico. Ao memorizar o conteúdo narrado, ao “arquivar” os “depósitos”, o educando não está se conhecendo e conhecendo o mundo de modo verdadeiro, não está desenvolvendo sua...
tracking img