Club penguin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edição a partir de 2010. As alterações foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nasdisciplinas e, sobretudo, pelos próprios professores, que postaram suas sugestões e contribuíram para o aperfeiçoamento dos Cadernos. Note também que alguns dados foram atualizados em função do lançamento de publicações mais recentes. Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Na primeira partedeste documento, você encontra as orientações das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor não serão editados em 2010, utilize as informações e os ajustes que estão na segunda parte deste documento. Bom trabalho! Equipe São Paulo faz escola.

1

Caderno do Aluno de Arte – 5ª série /6º ano – Volume 1

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor
Caderno doProfessor. Caderno do Aluno. São Cadernos que, tal qual a rosa dos ventos, mostram um rumo, uma direção a seguir para viajar nos territórios da Arte. Esses Cadernos são, assim, como coordenadas, movimentos. “Cadernos rosa dos ventos” que articulam mapas de diferentes linguagens da Arte, oferecendo proposiçõesações que, antes de serem apenas capazes de referendar um mundo da arte já sabido, podem ser ummovimento potente de diferentes mundos da Arte a serem criados. Em especial, o Caderno do Aluno se faz registro de viagem, como parte de um portfolio, como lugar específico para pensar e escrever sobre Arte, fazer reflexões e produções pensadas e emocionadas a partir das provocações geradas pelas proposições oferecidas no Caderno do Professor. Em especial, o Caderno do Aluno se faz lugar para olharimagens de diferentes linguagens artísticas, que nos incitam a pensar e conversar sobre arte. Mais do que promover respostas acertadas ou adequadas, já que em Arte não há respostas únicas (elas sempre são expressão de pontos de vista singulares), o Caderno do Aluno propõe questões que pretendem ser uma provocação para que o aluno pense sobre Arte e expresse suas opiniões sobre ela. Por sua vez, asrespostas dos alunos são pessoais e também referendadas pelo contexto cultural de cada grupo, de modo a mover diálogos, instigar reflexões pessoais, fornecer material para que o professor possa promover trocas entre os alunos e ampliar seu repertório cultural sobre as linguagens artísticas. Por ser este o contorno do Caderno do Aluno, é impossível a construção de um gabarito que dê conta deprever as muitas respostas possíveis, determinando o que é resposta certa ou errada. Por outro lado, o Caderno do Professor contém potenciais encaminhamentos e ampliações, ao mesmo tempo em que insere o professor no conteúdo que está sendo proposto, oferecendo informações que enriquecem suas referências culturais e ajudam-no a ampliar as possíveis respostas pessoais dos alunos. Para o Caderno do Aluno,foram pensadas propostas específicas que abarcam produção, análise, leitura, pesquisa etc., reapresentadas aqui:
2

• O que penso sobre Arte?
As respostas às questões específicas neste item instigam os alunos a dar uma resposta pessoal sobre o assunto em questão, cercando, de certo modo, seu repertório cultural. O importante é socializar as respostas, mapeá-las na lousa, analisá-las com elespara ver o que pensam sobre o assunto, tendo como meta a ampliação de suas opiniões.

• Ação expressiva
As ações propostas, muitas vezes denominadas encomendas, para dar mais abertura ao professor, têm por objetivo desencadear o fazer artístico nas diferentes linguagens, sem perder de vista os conteúdos e as competências a serem trabalhados no bimestre.

• Apreciação
As perguntas...
tracking img