Resenha do livro gerente minuto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro O Gerente Minuto conta a história de um rapaz que estava à procura de um gerente eficiente, com quem desejava trabalhar. Viajou por muitos lugares, conheceu muitas pessoas e maneiras de chefiar outros indivíduos, mas nem sempre ficava satisfeito com o que via, pois a situação o deixava confuso à medida que conversava com os gerentes, onde aqueles que se diziam democrático, pensava naspessoas, sua empresa perdia, já aqueles que se consideravam autocráticos visando resultados, a empresa ganhava, porém as pessoas não estavam muito satisfeitas. Parecia que todos os gerentes só pensavam em pessoas ou em resultados de forma isolada, nunca como uma ligação e interdependência entre elas.
O rapaz sabia exatamente o que queria encontrar e seu objetivo era estar de frente com um lídercapaz de equilibrar o relacionamento entre pessoas e os objetivos da organização e por isso, mesmo em meio a contradições, não desistiu. Ele desejava encontrar um gerente que soubesse gerenciar a si mesmo onde todos ganhavam tanto a empresa quanto as pessoas.
Certo dia ouviu falar de um gerente, de uma cidade próxima, onde todas as pessoas gostavam de trabalhar em sua equipe e desta formaconseguiam alcançar ótimos resultados para a organização, o rapaz logo tratou de conhecê-lo, marcando um encontro em seu escritório. Ficou muito curioso para entrevistá-lo e descobrir todos os segredos de uma ótima gerência. Ao conversar com o gerente, ficou muito entusiasmado e surpreendeu-se com suas palavras, porém o gerente pediu que ele fosse falar com seus colaboradores para que estes lhe informassemde que tipo de gerente ele era.
Ao falar com uma das pessoas que trabalhava na empresa admirou-se, pois surgiu uma nova informação. Essa pessoa disse que para que se obtenha o êxito numa gerencia é necessário que siga três passos fundamentais para se chegar à gerência-minuto. O primeiro passo é baseado no estabelecimento de objetivos-minuto, que consistia em estabelecer aquilo que realmenteseria feito. Isso despertou mais interesse no jovem pelo conceito de gerente-minuto. Conversou com o funcionário durante um bom tempo e fez muitas anotações sobre a fala dele.
No diálogo que teve com a segunda pessoa, descobriu o segundo passo, representado pelos Elogios-minuto. O rapaz nesse momento pensou sobre o assunto, pois até então havia percebido que elogios não faziam parte da rotina dasempresas que ele conhecia. A funcionária explicou que esses elogios são distribuídos quando alguém faz alguma coisa certa o que o deixou abismado, pois nenhum gerente que conhecia tinha essa atitude.
O rapaz sempre após todas as entrevistas refletia sobre tudo que acontecia e tudo que obtinha em informações. Cada vez mais ele estava prestes a descobrir os segredos da gerencia eficiente e eficaz,isso o deixava animado. Ao fazer a terceira visita confirmou o pensamento que tinha de que todos sempre falavam o mesmo sobre o gerente-minuto. As informações que conseguia estavam sempre muito interligadas e ele surpreendeu-se ao perceber o grau de informação que esses colaboradores tinham entre si. O terceiro segredo lhe seria revelado: As repreensões-minuto. Isso sim o entrevistador já haviaverificado em outras organizações, porém ao passo que o funcionário ia lhe explicando como funcionava, percebeu que isso se dava de forma diferenciada, que essas repreensões aconteciam quando ocorria algum erro, porém não era realizado de forma a magoar as pessoas, mas como forma de fazê-las identificar seu erro e corrigi-los, isso de forma inteligente e eficaz. O rapaz sentiu-se realizado poraprender com cada um dos funcionários um segredo do Gerente Minuto ele estava pautado no descobrimento do verdadeiro significado da palavra liderança, além de ter observado que aquela organização funcionava muito bem em todos os seus aspectos por trazer uma nova proposta de gerenciamento de pessoal, baseada em três princípios básicos: estabelecer objetivos, usar o reforço positivo e lançar mão da...
tracking img