Resenha do livro de vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO DE VYGOTSKY

Vygotsky nasceu na Rússia em 1986, era judeu e morreu aos 37 anos de tuberculose. Seu pai era bancário e sua mãe professora formada. Estudou até seus 15 anos comtutores particulares e teve grande dificuldade para ingressar na Universidade, pois naquela época os judeus sofriam muitas discriminações. Enquanto estudava na Universidade de Direito de Moscou,participava dos cursos de História e Filosofia (no qual não recebeu nenhum título acadêmico). Com isso, sua educação ficou marcada pela interdisciplinaridade.
De acordo com a autora, Vygotsky queriacompreender o desenvolvimento psicológico do ser humano, os processos de transformação do desenvolvimento humano e sua relação com o contexto social.
Explica também o motivo que levou Vygotsky a estudar aaprendizagem e o desenvolvimento infantil, sendo uma forma de analisar e explicar o comportamento humano no geral.
Alexander Romanovich Luria (1902 – 1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1904 – 1979),foram considerados os principais colaboradores de VygotsKy.
A partir de 1932 no governo de Stalin as obras de Vygotsky começaram a ser criticadas e foram proibidas após sua morte em 1936. A partir de1956 suas obras voltaram a ser publicadas, mas no Brasil só começamos a conhecê-la a partir de 1984.
No segundo capítulo, Vygotsky tentou compreender a relação entre os seres humanos e seu ambientefísico-social. E dedicou-se ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores.
Para Vygotsky o que diferencia o homem do animal é a capacidade do homem de lembrar-se de fatos importantes atravésde sua memória e poder repassar para as próximas gerações através da linguagem, modificando assim o meio em que vive. Já os animais aprendem apenas o que já está associado as suas capacidades inatas,ou seja, capacidades que já nasceram com eles, não sendo capaz de transmitir seu conhecimento. Sendo assim, para Vygotsky, o cérebro humano é visto como um sistema aberto que está sendo moldado ao...
tracking img