Resenha do filme O mercador de Veneza

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
RESUMO

O presente trabalho aborda aspectos da obra: O mercador de Veneza, de William Shakespeare, desenvolvido à luz de disciplinas que compõem o segundo semestre do curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP): Comunicação e expressão, Direito civil, Teoria geral do crime, Direitos fundamentais, História do direito, Direitos Humanos e Ciência Política. O trabalho foi dividido nasseguintes seções: Resumo, momento em que apresentamos os fatos mais importantes; a Biografia do autor, em que se fazem algumas considerações sobre o nascimento e sua vida ao longo dos anos até sua morte; analise da história com base nas matérias acima citadas. E por fim as considerações finais, onde são apresentados argumentos acerca da matéria escrita. Fizemos aqui um apanhado das ideias centrais dapeça, procurando apontar as contradições e contraposições jurídicas na trama, analisando cada uma delas e acomodando-as nas leis brasileiras atuais.

1-ANÁLISE DA OBRA O MERCADOR DE VENEZA

1.1 Aspectos a serem analisados juridicamente
Uma libra de carne retirada a sangue frio por um homem comum, sem capacidade profissional.

Art. 13 do Código Cível na Lei n°10406/02 do dia 10 de Janeiro de2002
O artigo versa: “Salvo por exigência Médica é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física ou contrariar os bens costumes isto significa que o ato previsto só será admitido para fins de transplante na forma estabelecida em lei especial”.
Citamos o artigo acima para nos referirmos ao fato do corte da carne de Antonio em si. E pelo queo artigo reza, não é permitido tal incisão feita por um homem comum, não médico, além de não estar incluído nos costumes de nossa sociedade.
Art.1° A República Federativa do Brasil formado pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituísse em Estado Democrático de Direito e tem como fundamento:
III - A dignidade da pessoa humana.
Esse artigo tem importânciafundamental, por ser um dos princípios mais importante da CF, no qual o ser humano merece todo o respeito independentemente de sua origem, cor, raça, idade e religião.
Art.5° Caput: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, à igualdade, à segurança e àpropriedade.
III – Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
Isto significa dizer que Shylock estaria infringindo o princípio da dignidade humana, ao tirar um pedaço da carne de Antônio, caracterizando-se a tortura, a violação á dignidade, à saúde e até mesmo a possibilidade da perda da vida de Antônio. Além de afetar o corpo afetaria também a mente causando dano moral,na medida da sua exposição frente aos vizinhos da comunidade.
Pórcia ao se disfarçar de um jovem advogado, veste fantasia e se enche de um discurso jurídico pomposo, falsificando não apenas a vestimenta,mas também os documentos, segundo
o Art.297 Art.298, e o Art 299 do CP, comete crime de falsidade ideológica.
Art.297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documentopúblico verdadeiro, pena reclusão (2 a 6 anos e multa). Alterou a sua carteira da OAB, e ao dar ela mesmo o veredicto ao réu, agiu como juiz e assim deveria ter consigo outro documento que dava a ela essa autonomia.
Art.298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, reclusão de 1 a 5 anos e multa.
Art.299 - Omitir, em documento público ouparticular declaração que dele deveria constar ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita como fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: pena reclusão de 1 a 5 anos, e multa, se o documento é publico e reclusão de 1 a 5 anos se for privado.
Pórcia,ao se declarar advogada em não o sendo, fere os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do filme mercador de veneza
  • resenha o filme mercador de veneza
  • Resenha do filme o mercador de veneza
  • Resenha do filme o mercador de veneza
  • Resenha do filme o Mercador de Veneza
  • Resenha do filme O mercador de Veneza
  • Resenha do filme mercador de veneza
  • Resenha sobre o filme "o mercador de veneza"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!