Resenha do filme: "a batalha de argel"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Batalha de Argel” é um filme que mostra a luta pela independência da Argélia, com foco na capital, Argel, no período datado entre 1954-1962, pós Segunda Guerra Mundial, quando o territórioargelino sofreu uma ocupação colonialista francesa.
O filme foi baseado nas memórias de Saadi Yacef, um dos líderes das forças de resistência, que teve grande importância na luta argelina. Saadi Yacef foipreso e durante este momento escreveu narrativas inspiradas na sua vivência, que ele posteriormente transformaria num roteiro. Ele buscou, no período recente à independência de Argel, apoio paraprodução do filme, que foi recusado por muitos. O diretor Gillo Pontecorvo, junto ao roteirista Franco Solinas, reescreveu o roteiro e produziu então o filme, dispondo de poucos recursos e atoresprofissionais. As gravações dispuseram de apenas um ator profissional, que interpreta o coronel Mathieu, tendo assim, muitos atuantes que vivenciaram de fato os acontecimentos, trazendo então, maior vericidadepara a interpretação dos acontecimentos. Sendo assim, filme destaca o ponto de vista argelino, apresentando as ações e reações que se estenderam até a independência da Argélia. A produção foiimpedida de ser aprsentada em diversos países, inclusive no Brasil, que se encontrava no delicado momento da Ditadura Militar. O filme venceu o Grande Premio do Festival de Veneza, foi indicado a trêsOscars, foi ganhador do prêmio Leão de ouro (muito citado na entrevista com o Saadi Yacef) além de outras premiações.
A história se divide em 3 momentos marcantes. Em um momento inicial, a FLN (Frente deLibertação Nacional), protagonizada pelo líder Ali la Pointe, surge como uma guerrilha em reação às forças francesas que tomaram o território argelino. Podemos aí, observar um movimento pouco dotado dearmamento, lutando contra um forte exército armado francês e, se destacando pela suas estratégias e organização.
Neste contexto, é trabalhado, então, o conceito da organização das forças...
tracking img